Nova plataforma Sino-Latino-Americana impulsiona comércio entre Mato Grosso e China

Sistema Fiemt fortalece laços com China através de nova plataforma de negócios Sino-Latino-Americana

Fonte: CenarioMT

comitiva china 2 em mato grosso
Plataforma visa incentivar relação comercial entre Mato Grosso e China

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) recebeu uma delegação de empresários de Zhuhai, província de Guangdong, China, com a proposta de uma nova Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-Latino-Americana. O objetivo é estreitar as relações comerciais entre as indústrias mato-grossenses e o país asiático, facilitando a exportação de produtos, especialmente industrializados, e promovendo o intercâmbio econômico.

Silvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt, destacou o impacto positivo dessa iniciativa para a economia local, especialmente com a perspectiva de agregar valor aos produtos mato-grossenses. “A plataforma oferece uma alternativa para exportar produtos industrializados, aproveitando nossa aprovação para operar dentro da Zona de Processamento e Exportação de Cáceres”, afirmou. Além disso, Rangel mencionou o benefício de facilitar a importação de tecnologias, impulsionando o desenvolvimento de uma indústria 4.0.

A plataforma inclui quatro unidades principais: Armazenamento, Processamento, Comercial e Habitacional, abrangendo desde a conservação de alimentos até a comercialização direta ao consumidor e a instalação de empresas na região. Zhu Chuanxin, CEO da Zhuhai Sino-Lac Supply Chain, explicou que o projeto será lançado no próximo ano, focando principalmente em produtos industrializados prontos para o consumo final, reduzindo custos e burocracias.

Atualmente, a China responde por cerca de 20% das importações industriais de Mato Grosso, sendo o maior fornecedor de insumos para o Estado. Em termos de exportação, Mato Grosso enviou US$ 7,9 bilhões em produtos para o mercado chinês, consolidando-se como o terceiro maior fornecedor brasileiro para o país.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.