Hemocentro de Mato Grosso pede ajuda: estoque de sangue tipo O está baixo

Fonte: CENÁRIOMT

Hemocentro de Mato Grosso pede ajuda
Hemocentro de Mato Grosso pede ajuda Fotos do Canva

O Hemocentro de Mato Grosso está com o estoque de sangue tipo O em níveis críticos e faz um apelo à população para doar sangue.

A demanda por esse tipo sanguíneo é constante e, no momento, o estoque está abaixo do ideal, colocando em risco o atendimento a pacientes que necessitam de transfusão.

“Estamos com uma baixa no estoque dos sangues do tipo O. Por isso, precisamos que os doadores venham contribuir, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Lembrando que, independentemente do tipo sanguíneo, todas as doações são muito bem-vindas”, alerta a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela. 

Para doar sangue, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e 29 dias;
  • Pesar 50 kg ou mais;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis.

Onde doar?

Além da unidade central em Cuiabá, o Hemocentro possui unidades de coleta e transfusão em diversos municípios do interior do estado, como Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.   

O sangue é um componente vital para o corpo humano e não pode ser produzido em laboratório. Ele é utilizado em diversas situações, como cirurgias, tratamentos de câncer, acidentes e doenças crônicas. Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.