Poluição mata peixes em lago no Norte de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Poluição mata peixes em lago no Norte de Mato Grosso
Poluição mata peixes em lago no Norte de Mato Grosso

Cerca de mil quilos de peixes foram encontrados mortos no lago do Parque Ecológico Claudino Francio na manhã de sábado (28), causando grande preocupação ambiental em Sorriso- Mato Grosso. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), a mortandade ocorreu após uma forte chuva que atingiu a região nos últimos dias.

Em entrevista à imprensa, o secretário Juliano Mezalira explicou que a qualidade da água do lago foi comprometida pela grande quantidade de matéria orgânica arrastada pela chuva, como folhas, galhos e outros detritos. “Essa carga orgânica, ao se decompor, consome o oxigênio da água, causando a morte dos peixes”, detalhou Mezalira.

A situação é ainda mais preocupante devido à estiagem que antecedeu a chuva, o que deixou o ecossistema do lago mais frágil. “A falta de chuvas concentrou a poluição nas tubulações, e a chuva intensa acabou liberando tudo de uma vez no lago”, completou o secretário.

A Prefeitura de Sorriso informou que equipes da Secretaria de Meio Ambiente estão trabalhando para remover os peixes mortos e analisar a qualidade da água do lago. Além disso, medidas preventivas serão adotadas para evitar que novas mortandades ocorram.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.