Conheça tipos de plantas que você pode cultivar facilmente na sua casa

Fonte: CenárioMT

espada de sao jorge beirando a e
Mercado Livre

Ter plantas em casa, no jardim ou na varanda, deixa o ambiente mais agradável, bonito e aconchegante. Algumas são plantas muito fáceis de cuidar e demandam pouca manutenção. Há aquelas que resistem a alguns descuidos, esquecimentos ou pequenos excessos. Conheça os tipos que você pode cultivar facilmente na sua casa e que são ótimas opções para quem não tem muito tempo ou habilidade para a jardinagem. Confira a seguir uma lista:

1. Espada-de-São-Jorge

A espada-de-são-Jorge é resistente e pode ser cultivada em pleno sol ou à meia-sombra. Pode ficar em canteiros no jardim. Vive bem também em ambientes internos. Regue uma vez na semana, mas cuidado com o excesso de água, para não deixar o solo encharcado. Originária da África, a espada de São Jorge, cujo nome científico é Sansevieria trifasciata e que também é chamada de espada de Ogum, é considerada uma planta protetora, como a arruda e a aroeira, por exemplo. Porém, não é o tipo de planta utilizado no jardim vertical.

espada de sao jorge beirando a e
Mercado Livre

2. Tillandsia

A tillandsia é uma planta que vive no ar ou em suportes, dispensando o cultivo na terra ou em vasos. Necessita de um local protegido do sol, com luz indireta, e não precisa de muita água, pois absorve a umidade do ar. Recomenda-se borrifar água sobre as folhas duas a três vezes por semana, garantindo que a água alcance as raízes. Em regiões com clima mais úmido, pode ser necessário regar com menos frequência. Como adubar: Em relação à adubação, ela não requer adubos frequentes.

1769292612 como plantar e cuidar
KENPEI/Wikimedia Commons / Casa.com

3. Hibisco

O hibisco é uma das plantas fáceis de cuidar para jardim. Suas flores são encantadoras e de diversas cores. Não são exigentes quanto ao tipo de solo e resistem à falta de água, sobrevivendo com chuvas e regas ocasionais. Pode ser cultivado em pleno sol ou à meia-sombra. Sua floração é duradoura e surge no final do inverno ou começo da primavera. Especialmente conhecido por originar o chá de hibisco, o protagonista dessa bebida carrega consigo características, histórias e propriedades benéficas que se tornaram famosas em todo o mundo.

(Foto: Ernesto de Souza / Editora Globo)