Crime ambiental: 16 pessoas presas por causar incêndios em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

16 pessoas presas por causar incêndios em Mato Grosso
16 pessoas presas por causar incêndios em Mato Grosso

A Polícia Civil de Mato Grosso intensificou o combate aos incêndios criminosos e, desde o início do ano, já prendeu 16 pessoas flagradas causando fogo em áreas de lavoura, pastagem, mata ou floresta. Os dados são alarmantes e refletem a gravidade da situação.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Flávio Gledson Vieira, alerta para os prejuízos causados pelos incêndios: “Os incêndios prejudicam não só o meio ambiente, mas também a saúde das pessoas. Os bombeiros estão sobrecarregados e com um trabalho árduo em campo, e muitas das demandas atendidas são causadas por ação humana”.

Isso também pode te interessar: Câmeras flagram homem ateando fogo em propriedades rurais no Norte de Mato Grosso

As prisões ocorreram em diversos municípios do estado, como Cuiabá, Alta Floresta e Rondonópolis. A conduta de provocar incêndio é considerada crime ambiental e está prevista no Código Penal Brasileiro e na Lei Ambiental.

As autoridades pedem a colaboração da população para evitar queimadas e denunciar qualquer foco de fogo. A época de seca aumenta o risco de incêndios, por isso é fundamental que todos tenham consciência da importância de preservar o meio ambiente.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.