O YouTube está em mais uma fase de testes com novos recursos para seus assinantes Premium. Desta vez, a plataforma de vídeos está experimentando um temporizador de sono, que pausa o vídeo após um período definido pelo usuário. Embora não seja uma novidade revolucionária, a função pode ser muito útil para quem gosta de dormir ouvindo podcasts ou sons relaxantes.
Usuários Premium podem ativar o temporizador por meio de uma página específica no computador ou acessando “Configurações > Experimente novos recursos experimentais” no celular. A opção de temporizador de sono aparecerá então no menu de configurações do player de vídeo. É possível ajustar o timer para pausar o vídeo após 10, 15, 20, 30, 45 ou 60 minutos, ou até o fim do vídeo. Quando o YouTube pausa a reprodução, um pop-up é exibido oferecendo a opção de estender o tempo.
O YouTube está um pouco atrasado em relação à concorrência nessa função. O Spotify oferece um temporizador de sono há algum tempo, e o TikTok começou a testar lembretes de hora de dormir no ano passado.
Segundo a página de recursos experimentais do YouTube, o temporizador de sono estará disponível até 2 de setembro. A expectativa é que a plataforma o torne permanente e o disponibilize também para usuários gratuitos.
Outros experimentos recentes do YouTube incluem um assistente de inteligência artificial que responde a perguntas sobre vídeos e um recurso de bloqueio de tela para evitar toques acidentais.