Lucas do Rio Verde realiza 3º Fórum Municipal de Cultura

Encontro aconteceu na última semana, nos auditórios da Unilasalle e do Paço Municipal

Fonte: Ascom/ Carine Alves

forum de cultura
Foto: Janderson Kavano

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde, por meio do Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizou, nos dias 25, 26 e 27 de julho, o III Fórum Municipal de Cultura. O evento, que visa discutir políticas públicas para o desenvolvimento da cultura no município, reuniu autoridades e produtores culturais da região nas atividades realizadas nos auditórios da Unilasalle e do Paço Municipal.

A abertura do encontro contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, que participou junto com acadêmicos e convidados da palestra sobre Cocriação de Futuros para Lucas do Rio Verde – Ativados pela Economia Criativa.

O segundo dia do evento contou com a presença do coordenador de Gestão do Sistema Estadual de Cultura, Lauro Victor, da superintendente de Políticas Culturais do Estado, Cinthia Mattos, e da secretária-adjunta de Cultura de Mato Grosso, Alessandra Keiko, que destacou a importância do fórum. “Este encontro é uma instância onde a gente consegue aproximar os produtores culturais do poder público para ouvir e apresentar algumas demandas que estão acontecendo tanto na cidade, quanto no estado. Precisamos entender qual é o nosso lugar da cultura dentro do desenvolvimento econômico e saber como é que a gente faz pra poder evoluir dentro da economia criativa, pois os empreendedores da cultura de Lucas do Rio Verde tem potencial para isso”.

A palestra “Inovação e Perspectiva da Economia Local”, ministrada pela Consultora de Economia Criativa, Ana Fagundes, e pela Designer de Futuros, Paula Cristina Visoná, encerrou a programação da segunda noite de atividades.

“Estou muito feliz de participar do fórum, falando da implantação do Programa de Economia Criativa de Lucas do Rio Verde que está sendo gestado e será lançado como pioneiro no Mato Grosso. Com ele, a gente vai contribuir para que todos os empreendedores da área da economia criativa da cidade alavanque seus negócios, ganhe dinheiro, e quem não tem um bom negócio ainda, que pegue as ideias e monte o seu negócio e o município, assim como ele está despontando já em toda essa região como pioneiro do InPacto Lucas, ele vai também despontar também com o Programa Lucas + Criativo”, contou Ana Fagundes.

No sábado (27), o fórum teve uma programação extensa. Pela manhã, a palestra principal foi ministrada pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, DJ Taba, que compartilhou suas experiências e deu uma aula sobre os Conselhos de Cultura e a Consolidação das Políticas Culturais. Logo em seguida, a supervisora técnica de Cultura, Christine Rigo, apresentou aos participantes como captar recursos.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, finalizou as atividades da manhã com a apresentação do relatório da Cultura, mostrando o avanço das ações realizadas no município ao longo dos anos.

“Esse fórum trouxe para nós muito conhecimento. Foi uma experiência única, as atividades foram pensadas com muita criatividade e contou com conteúdos muito mais assertivos. A cadeia produtiva cultural luverdense precisava entender que nós somos o principal insumo da economia criativa, então é muito importante que a gente se aproprie desse conhecimento. Cada depoimento, cada participação, cada palestra, cada mesa redonda realizada trouxe para nós uma carga cultural, conhecimento e desenvolvimento gigante. Avalio de forma muito positiva e agradeço a todos aqueles que se dedicaram e participaram desses momentos de tanto aprendizado”, ressaltou Luciana Bauer.

No período da tarde, foi realizada a palestra “CNPJ e Cultura: O Caminho para a Profissionalização e Sucesso”, pelo gerente regional do Sebrae de Lucas do Rio Verde, Renato Ícaro e pelo coordenador da Sala do Empreendedor, Eleandro Kaiber. Os produtores culturais também puderam participar das mesas redondas sobre Cultura e Negócios com a Iniciativa Privada e Cultura Local em Foco com Produtores Culturais, tirando diversas dúvidas com a equipe do Sicredi Ouro Verde e ouvindo as experiências de alguns artistas da cidade.

O III Fórum Municipal de Cultura foi finalizado com uma Feira Criativa, realizada na Casa do Artesão, com diversas peças produzidas pelos artistas do município.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.