Helena e Miguel são os nomes mais registrados nos cartórios de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Helena e Miguel são os nomes mais registrados nos cartórios de Mato Grosso
Helena e Miguel são os nomes mais registrados nos cartórios de Mato Grosso

Um recente levantamento realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) revelou que os nomes Helena e Miguel dominaram os registros de nascimentos nos cartórios brasileiros ao longo de 2023, totalizando mais de 1.235 crianças com esses nomes no ano.

Essa tendência se mantém por quatro anos consecutivos no estado de Mato Grosso, onde Miguel foi escolhido para batizar 617 recém-nascidos, enquanto Helena foi a escolha para 618 bebês durante o ano de 2023. Os dados foram atualizados na última segunda-feira (18).

Completando o top 10 dos nomes mais populares no estado, temos: Cecilia (460), Heitor (459), Arthur (424), Gael (418), Maria Alice (410), Alice (396), Samuel (367) e Davi (363).

A Arpen-Brasil destaca que nomes curtos, bíblicos e originais, cada vez mais em evidência entre celebridades nacionais, têm se destacado como uma forte tendência entre os brasileiros.

Gustavo Fiscarelli, presidente da associação, ressalta a mudança de padrão na escolha de nomes: “Antes, os nomes de personagens de novelas ou mesmo do futebol eram naturalmente destaque nos rankings, mas agora têm sido substituídos pelo fenômeno dos influenciadores digitais”, declarou em comunicado oficial.

Abaixo, confira os significados dos nomes mais escolhidos em Mato Grosso:

  • Helena: “a reluzente”, “a resplandecente”, de origem grega;
  • Miguel: sinônimo de “quem é como Deus”, representando força, proteção e liderança;
  • Cecília: associado à imagem de uma pessoa que enxerga além do óbvio, com uma visão além da visão física;
  • Heitor: “aquele que guarda”, “aquele que retém o inimigo”, de origem grega;
  • Arthur: “urso corajoso”, evocando bravura e força, de origem celta;
  • Gael: “belo”, “o que protege” ou “o protegido”, de origem irlandesa;
  • Maria Alice: “senhora soberana de linhagem nobre”, de origem hebraica e germânica;
  • Alice: “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”;
  • Samuel: aquele a quem Deus ouve, indicando uma pessoa que age com determinação e justiça e só descansa quando atinge seus objetivos;
  • Davi: “o amado”, “querido”, “predileto”, de origem hebraica.

Essa preferência por nomes com significados profundos e a influência de novas fontes de inspiração refletem as transformações culturais na sociedade brasileira em relação à escolha de nomes para seus filhos.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.