O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) emitiram um alerta conjunto sobre uma nova ameaça digital: golpistas estão se passando pelas instituições para colher informações e roubar dados de contribuintes mato-grossenses. Um site falso já foi identificado e denunciado à Polícia Judiciária Civil.
O modus operandi dos fraudadores envolve a criação de uma plataforma com um layout idêntico ao do Detran-MT. O site falso, habilmente desenvolvido, utiliza a parte superior da tela para coletar dados sensíveis das vítimas, como Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), CPF, placa e Renavam de veículos. Essas informações, uma vez nas mãos dos criminosos, podem ser utilizadas em diversos golpes.
Para evitar cair nesse tipo de armadilha, os contribuintes devem prestar atenção ao link vinculado à página. O Detran-MT já está tomando medidas para reforçar a segurança do seu site em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), responsável pelo desenvolvimento da página. A recomendação às vítimas em potencial é verificar cuidadosamente o endereço eletrônico, redobrar a atenção em transações online e, caso ocorra algum golpe, registrar um Boletim de Ocorrência (BO) imediatamente.