Algodão/Cepea: preços da pluma oscilam em novembro

Fonte: CenárioMT com Cepea

colheita de algodão em Mato Grosso
Lucas do Rio Verde tem grande potencial produtivo de algodão (Foto: CenárioMT)

Os preços internos do algodão em pluma têm oscilado ao longo de novembro. Segundo pesquisadores do Cepea, isso está relacionado a variações na paridade de exportação, nos preços internacionais e na taxa de câmbio.

Assim, no balanço, verificam-se alta nos valores na semana e queda na parcial do mês. Pesquisadores do Cepea indicam que a liquidez está baixa, diante de desacordos quanto à qualidade e aos valores dos lotes disponíveis no spot. Vendedores priorizam o cumprimento de contratos a termo para os mercados interno e externo.

Desta forma, produtores se atentam agora ao encerramento do beneficiamento da safra 2022/23 e ao cultivo da nova temporada, especialmente da soja, aguardando melhores oportunidades para retomar as negociações de algodão.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.