As chuvas que caíram nos últimos dois dias em Mato Grosso, estado mais afetado pelos incêndios florestais no Pantanal, foram suficientes para apagar o fogo na maior planície de inundação contínua do planeta.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), não há mais focos de incêndios ativos no Pantanal nesta terça-feira (21.11). Em todo o estado, há apenas um foco de calor ativo, no município de Tangará da Serra.
A previsão do tempo é para mais chuva nos próximos dias, o que deve manter o Pantanal sem incêndios ativos. No entanto, é necessário manter a atenção redobrada, pois as chuvas podem ser pontuais e não persistentes.
“Choveu no Pantanal! É um alívio muito grande, mas nem de longe é um sinal de que essas operações devem ser encerradas. Agora é momento de vigilância e, para nós da fauna, é extremamente importante continuar com o monitoramento para avistar os animais que foram queimados e possam estar precisando de apoio neste momento”, informou um dos brigadistas do SOS Pantanal.
O instituto sem fins lucrativos que trabalha em defesa do bioma pede que as equipes de órgãos oficiais mantenham-se em ação para monitorar a região e prestar assistência aos animais que foram afetados pelos incêndios.