Novo sistema é apresentado em reunião no Espaço Saúde

Intenção do município é desburocratizar comunicação e otimizar prestação de serviços na área de saúde

Fonte: CenárioMT

apresentacao sistema saude

Está em fase de testes em Lucas do Rio Verde um novo sistema que interliga as unidades de saúde. Todas as unidades básicas e o PAM (Pronto Atendimento Municipal) já contam com o novo software e os trabalhos agora seguem para que a média e alta complexidade sejam interligadas ao sistema. A intenção nos próximos dias é concluir a interligação do Laboratório, Farmácia, CAPS e o Centro de Especialidades Médicas. A apresentação do novo sistema ocorreu em reunião no auditório do Espaço Saúde nesta quinta-feira (16) à noite.

De acordo com a secretária de Saúde, Fernanda Heldt Ventura, a troca de sistemas ocorreu em razão da necessidade de melhorar a prestação de serviços e a melhora na comunicação com o cidadão luverdense. A partir da conclusão de implantação do sistema, o usuário do serviço de saúde pública deverá ter benefícios, como agilidade nas requisições de exames, informações detalhadas sobre a fila de espera, maior comunicação via whatsapp, entre outros.

“Além de tudo a gente vai trabalhar com certificação digital o que significará redução significativa de impressão de documentos, encaminhamentos, vai reduzir muito a questão do malote. O cidadão consulta na unidade de saúde e os dados já são lançados na lista de espera da Regulação, para análise do médico regulador”, explicou a secretária.

Conforme Fernanda Ventura, foram praticamente três anos de estudo até a definição do sistema instalado. “A gente tem certeza de que após todo o processo de implantação a população vai se beneficiar e muito com tantas inovações que estamos colocando. É lógico que é um período de transição, então contamos com a colaboração e com o entendimento da nossa população para esse período de transição”, ressaltou, lembrando que é um sistema novo para os profissionais de saúde, o que pode gerar pequenos contratempos.

O prefeito Miguel Vaz acompanhou a apresentação do novo sistema e se mostrou entusiasmado com as perspectivas que o software oferece para poder público e comunidade. “Com certeza trará muita eficiência, vai tirar muitas dúvidas, vai ter muito mais facilidade para os acessos de onde estão os exames ou qualquer procedimento relacionado à saúde pública e também esperamos economia. É uma transformação na área da saúde com uma empresa muito bem conceituada, com case de sucesso já fora do estado, e agora aqui, Lucas do Rio Verde sendo protagonista, o primeiro município do estado a implantar essa nova ferramenta”, comentou.

Os vereadores Daltro Figur, Gilson Urso, Wlad Mesquita e Márcio Albieri acompanharam a apresentação do novo sistema de gerenciamento da saúde pública de Lucas do Rio Verde.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.