A professora da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, Sulamita Silva Leão Vollmerhaosen, foi selecionada para participar do programa de treinamento virtual Access for teachers (AFT). Um programa de desenvolvimento profissional financiado pelo Regional English Language Office (Relo), da embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e implementado pela Word Learning, uma ONG global de desenvolvimento e intercâmbio. O programa visa apoiar 288 professores de inglês no Brasil para que possam ministrar suas aulas usando mais a língua inglesa com abordagem comunicativa e centrada na aprendizagem.
Sulamita atendeu aos requisitos do programa por ser docente de língua inglesa, atuando na rede pública de ensino municipal contratada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ela estudará em um Peer Learning Hub (PLH) com 8 a 10 professores liderados por um facilitador brasileiro treinado pela Word Learning.
A duração do programa é de 80 horas e acontecerá em cinco meses, com início em 3 de agosto e conclusão no dia 31 de dezembro de 2023. Como participante neste programa, a professora completará um curso online desenvolvido pela National geographic learning chamado English for Teaching e passará de duas a quatro horas por semana estudando online e compartilhando em seu grupo de WhatsApp como está aplicando suas novas habilidades em sala de aula.
Além das 80 horas de curso online, a professora também participará de oito workshops virtuais de duas horas que serão conduzidos por seu facilitador. Nos workshops Sulamita poderá praticar o que aprendeu online, usando atividades interativas. O programa demanda dedicação incluindo sua participação no workshop síncrono. A conclusão do curso online e as postagens semanais de reflexão no WhatsApp, são requisitos básicos para que a ela receba um certificado oficial de conclusão do programa.
Para Sulamita ser classificada em um programa tão competitivo e participar desse treinamento é de suma importância, pois o programa ofertado pela Embaixada dos Estados Unidos visa apoiar professores de inglês no Brasil, capacitando-os com inovações para que possam ministrar aulas usando mais a língua inglesa como abordagem comunicativa. “Eu atuo como professora há muitos anos e falo, com convicção, que as crianças gostam de praticar o idioma inglês. Portanto, termino a matéria com a seguinte frase: ‘I believe it will be very good’”.