Mais de 1.900 estudantes e atletas participam da 2ª edição dos Jogos Estudantis das Escolas Militares de MT. A abertura da competição foi realizada na manhã deste sábado (12.08), na ala externa da Arena Pantanal, em Cuiabá. A competição é uma parceria entre a Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
Os jogos fazem parte das Políticas Públicas do Programa Educação 10 anos, que tem como objetivo colocar a Rede Estadual de Ensino entre as 5 melhores do país.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou o comprometimento dos estudantes e a importância de estimular os jovens a realizar disputas saudáveis e praticar esportes.
“Gostaria de parabenizar a união dos estudantes e o comprometimento em participar e se dedicar diante dessa prática. Essa é uma ação que contribui para a formação integral destes jovens, promovendo valores essenciais para sua vida pessoal, educacional e profissional no futuro. Nada disso seria possível sem o esforço dos profissionais que atuam fazendo a diferença nas comunidades escolares”, afirmou.
Para a comandante adjunta da Polícia Militar de Mato Grosso, Franciane Siqueira, o entusiasmo das 26 unidades escolares presentes e a participação dos jovens é importante para o sucesso dos jogos. “Esse evento é decorrente da união de esforços que visa promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos estudantes”, disse.
O secretário adjunto de Esporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura, expôs sua felicidade em ver os mais de 1.900 estudantes e atletas participando da abertura. “Eu vivenciei o esporte por muito tempo e conheço a importância, bem como o poder de transformação na vida desses jovens que ele proporciona”, contou.
Estudantes da Escola Militar Tiradentes
Para a jovem Lara Costa Gomes, da Escola Militar Tiradentes de Cuiabá, o campeonato é responsável por estimular o interesse pelas boas práticas. “Os jogos estudantis estimulam o nosso desenvolvimento em sala de aula e a nossa capacidade cognitiva como atletas. Além de contribuir no preparo físico, o esporte também atua na nossa disciplina e no foco ao desenvolver atividades educacionais”, explicou.
A percepção de desempenho educacional é a mesma para a estudante Cecília Carvalho, também da Escola Militar Tiradentes de Cuiabá. Segundo ela, que participou da 1º edição dos jogos, em 2022, a equipe poderá mostrar que agora está ainda mais preparada. “Além da diversão e da troca de experiência, nós enxergamos uma possibilidade enorme de testar nossos rendimentos. Esse ano, esperamos contribuir ainda mais nas disputas, trabalhando os erros que tivemos na minha equipe no passado e corrigindo-os agora”, completou.
Para o jovem André Santi Bauer, da Escola Militar Tiradentes Cabo Antonio Dilceu Da Silva Amaral de Sorriso, a abertura do evento motiva os jovens a fazerem o seu melhor. “Eu participei da 1ª edição dos jogos e posso destacar como ficamos emocionados com a beleza envolvida nesse acolhimento. Estamos ainda mais motivados a continuar participando, pois, além de incentivar a prática esportiva, o evento fortalece valores como trabalho em equipe, espírito esportivo e respeito mútuo”, finalizou.
Participaram da cerimônia, a senadora Margareth Buzetti, a deputada federal Gisela Simona, representantes e oficiais da secretaria de Segurança Pública e secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, além dos representantes do legislativo estadual e legislativo municipal.
Competição
A 2ª edição dos Jogos Estudantis das Escolas Militares de Mato Grosso será realizada entre os dias 12 e 19 de agosto, divididos em seis modalidades de esporte, sendo futsal, basquete, vôlei, handebol, corrida de revezamento, pega-ladrão e xadrez.