Durante o período de férias escolares da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde (03 a 17 de julho), os profissionais da Educação participam de formação para otimizarem e se manterem atualizados.
Na primeira semana de julho, aproximadamente 240 profissionais da educação infantil, (creches e pré-escolas), Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) – área de monitoria e alimentação, e coordenadores escolares, participaram da Formação Continuada com a presença do professor palestrante Israel Boniek, que enfatizou a importância dos olhares sensíveis ao ambiente e aos espaços da Educação Infantil.
A psicóloga e palestrante Karina Recktenvald, apresentou a abordagem Pikler, que tem como precursora a pediatra Emmi Pikler, na cidade de Budapeste, na Hungria. Esta abordagem destaca a responsabilidade e o impacto que o profissional da primeira infância tem sobre o desenvolvimento da criança, bem como a importância de um trabalho em equipe consistente dentro da instituição.
As nutricionistas da Merenda Escolar realizaram capacitações para as técnicas de alimentação escolar e padeiros. Cerca de 110 pessoas participaram da qualificação, que teve uma carga horária total de 24 horas. O objetivo foi levar informações que possam ser aplicadas no dia a dia, a fim de garantir a oferta de uma alimentação saudável e de qualidade. Na ocasião, também foram realizados testes de novas receitas para serem incluídas no cardápio da merenda escolar.
“Durante a semana, os servidores da Educação na área de TAE monitoria e alimentação, tiveram a oportunidade de se reunir e aprofundar seus conhecimentos. São profissionais que ajudam imensamente no fazer pedagógico diário nas instituições de educação infantil”, explica a secretária de Educação, Elaine Lovatel.