Como fazer filé mignon: dicas e receitas para aproveitar esse corte nobre

O filé mignon é uma carne macia, suculenta e versátil que pode ser preparada de diversas formas. Confira algumas sugestões para deixar seu prato ainda mais saboroso!

Fonte: Lucas Rosendo

Como fazer filé mignon
Como fazer filé mignon - Foto: Canva

O filé mignon é um dos cortes bovinos mais apreciados pelos brasileiros, pois combina maciez, suculência e sabor. Ele está localizado na parte superior traseira do boi, onde os músculos pouco se movimentam, por isso que a peça apresenta toda essa maciez que tanto falamos.

Apesar de geralmente ter pouca gordura e quase nenhum marmoreio, o filé mignon tem boa irrigação. Portanto, fica bem suculento quando o preparo é feito adequadamente.

Ele pode ser preparado através das suas três partes que são categorizadas por: cabeça, miolo e ponta, também chamada de rabo. Através dessas partes conseguimos tirar cortes arredondados, que se diferenciam pelo seu tamanho e peso. Os principais são tirados da parte do meio do filé mignon, ou seja, do coração ou miolo: chateaubriand, tornedor, medalhão e escalope.

Como fazer filé mignon
Como fazer filé mignon – Foto: Canva

Antes de prepararmos a carne, é importante limparmos a peça para a aproveitar melhor o sabor e a suculência. Quando compramos a peça inteira, o “cordão”, – que é uma parte lateral -, e a “fáscia” (aquela película branca), vem junto.

O cordão precisa ser retirando antes de começar a fatiar e limpar o filé mignon. Não precisa ser descartado, pode perfeitamente ser usado para fazer carne moída, caldos, ou outros tipos de preparações. Já a fáscia não tem nenhuma utilidade, a sua única função vai ser deixar a carne assada mais rígida e dura, então é bom retirar.

Depois de limpar e cortar o filé mignon do jeito que preferir, você pode escolher entre diferentes formas de prepará-lo: na frigideira, na churrasqueira, no forno, na grelha ou na panela de pressão. Cada uma delas vai dar um toque especial à carne e deixá-la ainda mais deliciosa.

Veja algumas dicas e receitas para fazer filé mignon em casa:

Na frigideira

O filé mignon também pode ser preparado na frigideira, o que o deixa ainda mais saboroso. Você pode experimentar a carne na versão bife ou medalhão. A frigideira ajuda a selar a carne e, para os que curtem uma carne ao ponto, ela também pode deixá-la mais dourada por fora e suculenta por dentro.

  • Depois de limpa, passe sal por todo o filé mignon (mas sem exagerar, ok?), e em seguida adicione pimenta-do-reino. Mas lembre-se de passar o sal apenas no momento que for colocá-lo na frigideira.
  • Leve a frigideira ao fogo e adicione 2 colheres (sopa) de óleo. A frigideira já deve estar quente quando for adicionar a carne.
  • Em seguida, coloque a carne e deixe-a ali selando de um lado, sem mexer nela. Quando você notar que a parte de cima da carne começou a ficar “úmida”, chegou o momento de virar o lado da carne na frigideira. Repita o mesmo procedimento com o outro lado.
  • Quando a parte superior estiver úmida e os dois lados selados, retire da frigideira. Se você é daqueles que amam a carne “ao ponto”, o filé mignon te promete muito sabor e maciez!
Como fazer filé mignon
Foto: Canva – Como fazer filé mignon

Você também pode fazer com manteiga, que vai deixar o filé mignon ainda mais irresistível. Para isso, basta trocar as 2 colheres (sopa) de óleo pela manteiga. Coloque-a na frigideira e espere derreter. Assim que estiver derretida, adicione a carne e deixe dourando de um lado (sem mexer ou furar a carne) e, após dourar, vire para baixo o lado que estava para cima. Em seguida, repita o processo até que ambos lados do filé mignon estejam corados.

Você pode servir o filé mignon na frigideira com um molho de sua preferência, como molho madeira, molho de mostarda, molho de queijo ou molho de vinho. Uma dica é usar a própria frigideira para fazer o molho, aproveitando os sucos da carne.

Por exemplo, para fazer um molho de vinho madeira, você precisa de 1 taça de vinho madeira, 1 colher de sopa de farinha de trigo, manteiga, sal e pimenta do reino. Depois de retirar a carne da frigideira, coloque um pouco de manteiga e a farinha de trigo e mexa bem. Em seguida, adicione o vinho madeira e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe ferver até engrossar e sirva sobre os medalhões de filé mignon3.

Na churrasqueira

O filé mignon também pode ser preparado na churrasqueira, o que vai dar um sabor defumado e delicioso à carne. Você pode usar a peça inteira ou cortá-la em pedaços grandes. O ideal é temperar o filé mignon apenas com sal grosso, para preservar o sabor natural da carne.

Como fazer filé mignon
Como fazer filé mignon – Foto: Canva
  • Coloque o filé mignon na grelha da churrasqueira a uma distância de cerca de 40 cm do fogo.
  • Deixe assar por cerca de 15 minutos, virando a cada 5 minutos para dourar por igual.
  • Retire da grelha e corte em fatias finas. Sirva com farofa, vinagrete ou o acompanhamento de sua preferência.

No forno

O filé mignon no forno é uma opção prática e saborosa para fazer em casa. Você pode usar a peça inteira ou cortá-la em medalhões. O tempero pode variar conforme seu gosto, mas uma sugestão é usar alho, mostarda e molho inglês.

  • Pegue a peça de filet mignon e passe os alhos espremidos e deixe os alhos ficar na peça, passe bastante mostarda, besunte bem.
  • Deixe o filet amarelo, depois besunte bastante molho inglês, bastante.
  • Leve ao forno coberto com papel alumínio por 1 hora.
  • Retire do forno e corte em fatias. Sirva com arroz, batata frita ou salada.

Como fazer filé mignon na grelha

O filé mignon na grelha é uma forma simples e rápida de preparar essa carne. Você pode usar bifes ou medalhões e temperá-los com sal e pimenta do reino. A grelha deve estar bem quente antes de colocar a carne.

Como fazer filé mignon
Como fazer filé mignon – Foto: Canva
  • Coloque os bifes ou medalhões na grelha e deixe por cerca de 3 minutos de cada lado para ficarem ao ponto.
  • Se preferir mais bem passados, deixe por mais tempo até atingir o ponto desejado1.
  • Retire da grelha e sirva com legumes cozidos, purê de batata ou macarrão.

Como fazer filé Mignon na panela de pressão

O filé mignon na panela de pressão é uma forma de deixar a carne bem macia e suculenta. Você pode usar a peça inteira ou cortá-la em cubos. O tempero pode ser feito com cebola, alho, sal, pimenta do reino, louro e vinho tinto.

  • Em uma panela de pressão, refogue a cebola e o alho picados até dourarem.
  • Adicione o filé mignon e sele de todos os lados.
  • Tempere com sal, pimenta do reino e louro a gosto.
  • Despeje o vinho tinto até cobrir a carne e tampe a panela.
  • Cozinhe por cerca de 40 minutos após pegar pressão.
  • Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
  • Abra a panela e verifique se a carne está macia. Se necessário, cozinhe por mais alguns minutos.
  • Sirva com arroz branco, polenta ou pão.

Agora que você já sabe como fazer filé mignon de diferentes formas, que tal experimentar alguma dessas receitas em casa? Você vai se surpreender com o sabor e a maciez dessa carne nobre. Bom apetite!

Curtiu nosso conteúdo?

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.