Bronquiolite: Esta é a doença grave que pode afetar crianças com gripe

Fonte: CENÁRIOMT

Esta é a doença grave que pode afetar crianças com gripe
Esta é a doença grave que pode afetar crianças com gripe

Embora ainda faltem algumas semanas para a chegada do inverno, já se registra um aumento de bronquiolite e outras doenças respiratórias, em várias regiões. Novamente, os mais afetados são crianças e bebês .

Os pequenos da casa têm um sistema imunológico que ainda não é forte o suficiente para protegê-los, por isso estão propensos a contrair influenza, rinovírus ou vírus sincicial.

Este último é um dos patógenos para os quais atualmente não existe vacina que permita à população combater seus sintomas, que no caso das crianças podem ser graves e até fatais.

O que é bronquiolite?

Uma das doenças que podem se desenvolver em decorrência do vírus é a bronquiolite , uma infecção nas pequenas vias aéreas dos pulmões, chamadas bronquíolos . Quando estes são contaminados por vírus, como o sincicial, aumentam a produção de muco, o que dificulta a respiração.

No caso de crianças e bebês, a probabilidade de desenvolver bronquiolite é maior, pois suas vias aéreas são menores e, portanto, mais facilmente obstruídas.

Quais são os sintomas?

Essa condição começa com sintomas semelhantes aos de um resfriado comum; portanto, as crianças costumam apresentar congestão nasal, coriza, tosse, febre .

No entanto, a condição começa a piorar, causando tosse e um som agudo de assobio chamado chiado. Se os sintomas piorarem, o menor pode ser obrigado a ser hospitalizado.

Segundo especialistas, um especialista deve ser procurado quando são observados problemas respiratórios ou sinais de desidratação, como choro sem lágrimas, diminuição da micção ou boca seca.

Alguns dos sinais que podem indicar que um bebê tem dificuldade para respirar bem , segundo o site Healthy Children, são:

Eles abrem as narinas e apertam os músculos sob a caixa torácica, tentando fazer com que mais ar entre e saia.

  • Ao expirar, emitem sons de assobio.
  • Quando respiram, podem grunhir ou contrair os músculos do estômago.
  • Eles podem ter problemas para engolir, sugar e beber líquidos em geral.
  • Em casos extremos, podem apresentar uma coloração azulada ao redor dos lábios ou nas pontas dos dedos devido à falta de oxigênio no sangue.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.