Quais alimentos que nunca devo comer para manter a boa saúde? O Japão é um país muito pesquisado por pessoas que buscam ter uma alimentação saudável. É que os moradores da ilha asiática são alguns dos mais longevos do mundo, e muitos atribuem isso à sua dieta particular.
Peixe, arroz, algas e muitos legumes são alguns dos produtos que integram as suas refeições e que proporcionam uma série de benefícios.
Embora existam outros alimentos que você raramente come, o que também pode influenciar sua longevidade.
Salsichas ou vienense
Segundo Tomioka, esses são um dos produtos mais difíceis de evitar, pois são fáceis de encontrar em diversos lugares, mas o ideal é não consumi-los.
Por um lado, eles contêm conservantes e sódio que aumentam a pressão sanguínea e colocam em risco a saúde do coração . O mesmo órgão corre perigo devido aos altos percentuais de gorduras saturadas , que se acumulam nas artérias e aumentam as chances de sofrer uma emergência cardíaca.
Mas também, por conterem substâncias químicas que prolongam a vida útil dos alimentos, chamadas de nitritos e nitratos, essas linguiças estão associadas a um alto risco de desenvolver câncer .
Cereais açucarados
Os cereais, que tanto ajudam a tomar um pequeno-almoço saboroso e com bastante rapidez, não são conhecidos por terem um aporte nutricional particularmente rico.
Em sua maioria, eles são compostos de grandes quantidades de açúcar e carboidratos refinados que, com o tempo e em excesso, podem levar a “problemas de pressão arterial, ganho de peso, aumento da inflamação e risco de diabetes”, explicou . O nutricionista da CNBC .
Hambúrgueres
Quando se trata de fast food, os hambúrgueres são, por padrão, a opção mais comum. Redes de restaurantes frequentemente alteram os ingredientes para que eles não sejam apenas mais calóricos, mas também mais ricos em sal do que os que você pode fazer em casa.
É por isso que o nutricionista de origem japonesa evita esse tipo de produto, pois ele é parcialmente responsável por aumentar a concentração de colesterol “ruim” (LDL) , além de fazer você se sentir particularmente inchado e cansado.
Queijo creme
Este saboroso laticínio, que você pode adicionar ao pão no café da manhã ou se quiser preparar uma sobremesa, é uma excelente fonte de vitamina A, conforme detalhado em Healthline , mas também é um alimento rico em gordura , calorias e baixo em proteína .
Bebidas açucaradas
As bebidas açucaradas são uma maneira fácil de aumentar as calorias que você come ao longo do dia. Os altos níveis de açúcar dessas preparações aumentam as chances de excesso de peso ou de desenvolver diabetes tipo 2 , explicou o especialista.
Ele até adverte que as opções adoçadas artificialmente também podem afetar sua saúde porque “tornam mais difícil para você se concentrar e podem desencadear enxaquecas “.
Doces
Não há nada de errado em se recompensar com doces, mas Tomioka recomenda que você faça as melhores escolhas quando se trata de guloseimas.
” Chocolate amargo , por exemplo, pode ser rico em antioxidantes que combatem doenças. Mas um excesso de confeitos açucarados e carregados de amido de milho pode ser prejudicial ao coração e ao cérebro”, escreveu ele para a rede de televisão.
O que você recomenda?
Existem algumas alternativas mais saudáveis, típicas da dieta japonesa, que o nutricionista prefere a esses produtos tradicionais.
Por exemplo, quando quiser comer uma comida salgada, e rapidamente, opte por bolinhos de arroz multigrãos, com maior teor de fibras , e atum ou outro peixe, que contém proteína magra e ômega-3 .
Em caso de desejo por alimentos doces, as frutas são uma excelente alternativa repleta de vitaminas. Enquanto as bebidas à base de chá verde podem fornecer a cafeína necessária para substituir as bebidas à base de cola que você bebe todos os dias, sem os açúcares adicionados.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!