Pescador leva maior susto após tubarão-tigre atacar caiaque

Fonte: CenarioMT

O tubarão-tigre é um predador conhecido por se alimentar de um repertório notável de animais, além de engolir objetos humanos com frequência.
O tubarão-tigre é um predador conhecido por se alimentar de um repertório notável de animais, além de engolir objetos humanos com frequência. Foto: reprodução.

Imagina você estar em um caiaque em alto mar, quando de repente um tubarão-tigre ataca o equipamento. Foi o que aconteceu com o pescador Scott Harauchi.

O susto aconteceu na última sexta-feira (12), quando o pescador estava na ilha de Oahu, do Havaí, nos Estados Unidos.

“A princípio, pensei que fosse uma tartaruga. Aconteceu tão rápido. Não percebi que tirei meu pé esquerdo da água para me proteger do impacto”, comentou Haraguchi em seu canal do YouTube.

Foram poucos segundos, mas o suficiente para Scott tomar o maior susto de sua vida.

O Biólogo Henrique Abrahão, comentou sobre o ocorrido: Assista.

YouTube video

O Tubarão-tigre

O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é um tubarão da família dos Carcharhinidae de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste do Brasil.

Chega a medir até 6 m de comprimento, possuindo corpo robusto, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, nadadeira caudal pontuda, dorso variando de cinza-escuro a cinza-amarronzado com manchas escuras verticais. Seus dentes possuem a forma triangular de um abridor de latas, o que o permite cortar ossos, carne e até cascos de tartaruga com maior facilidade.

É agressivo, porém é um tubarão que possui uma grande curiosidade com mergulhadores, quase nunca os atacando. Sua pesca comercial é realizada com espinhel e rede pesada. O seu nome provém das riscas pretas que apresenta ao longo das costas, que vão desaparecendo à medida que o tubarão envelhece.

O tubarão-tigre encontra-se em terceiro lugar, ultrapassado pelo tubarão-branco (segundo) e pela cabeça chata (primeiro), no que toca ao número de fatalidades humanas. Estas três espécies são, junto com o tubarão-de-galha-branca-oceânico, consideradas as que mais oferecem risco de ataque não provocado a humanos, com um número de fatalidades muito maior do que as causadas por outras espécies.

O tubarão-tigre encontra-se em terceiro lugar, ultrapassado pelo tubarão-branco (segundo) e pela cabeça chata (primeiro), no que toca ao número de fatalidades humanas.
O tubarão-tigre encontra-se em terceiro lugar, ultrapassado pelo tubarão-branco (segundo) e pela cabeça chata (primeiro), no que toca ao número de fatalidades humanas. Foto: Albert kok -Wikipédia.

O tubarão-tigre é um predador conhecido por se alimentar de um repertório notável de animais, além de engolir objetos humanos com frequência. A sua dieta inclui normalmente peixe, focas, tubarões menores, lulas e até tartarugas.

Já foram encontradas botas, latas de conserva e pedaços de pneus no seu trato digestivo. Um estudo revelou que os bebês de tubarões-tigre se alimentam regularmente de aves sazonais, comendo pássaros que caem na água mortos ou vivos.

Se você gostou deste post: Pescador leva maior susto após tubarão-tigre atacar caiaque – vai gostar também de ler esta notícia: Vídeo em câmera lenta mostra cobra cuspideira em ação

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.