“Trabalho do assistente social é fundamental para as pessoas que mais precisam”, destaca primeira-dama de MT

A profissional é primordial entre as políticas públicas e pessoas em situação em vulnerabilidade social

Fonte: Vânia Neves | Unaf

Primeira - dama de MT em visita a Setasc  - Foto por: Jana Pessôa
Primeira - dama de MT em visita a Setasc - Foto por: Jana Pessôa

Nesta segunda-feira (15.05) é celebrado o Dia do Assistente Social, profissional habilitado e responsável por assegurar o bem-estar das pessoas que necessitam de assistência em diferentes situações que podem ser físicas, psicológicas ou social.  Em 2023 a profissão comemora 30 anos da implantação do Código de Ética e da regulamentação do segmento.

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, voluntária do Governo do Estado por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf) e idealizadora dos projetos e programas sociais desenvolvidos e gerenciados através da Secretaria de Estado e Assistência Social (Setasc), destaca a importância dos profissionais no atendimento das demandas e acompanhamento das ações desenvolvidas no âmbito social.

“Quero parabenizar todos os profissionais por esta data que nos faz refletir na importância desta profissão em nossa sociedade. Nós, que trabalhamos na área social, não seríamos capazes de detectar necessidades e acompanhar as pessoas que precisam da assistência se não fosse o olhar que temos por meio do trabalho dos assistentes sociais. A categoria é primordial entre as políticas públicas e pessoas em situação em vulnerabilidade social”, destacou Virginia Mendes.

A primeira-dama do Estado ressaltou a necessidade do trabalho intenso do assistentes sociais em todas as ações da Setasc, desde a elaboração de projetos e programas até o acompanhamento dos beneficiários. Ela citou como exemplo o cartão SER Família, recentemente implantado.

Reprodução | InternetReprodução | Internet

“Quando eu tenho a ideia de um projeto ou programa, uma equipe experiente de assistentes sociais participa de todo o processo. A outra etapa é inserir pessoas que realmente precisam ser assistidas com as ações sociais, então os assistentes sociais se dedicam a acompanhar cada pessoa incluída nos cadastros. É um trabalho minucioso e fundamental, por isso o profissional assistente social é fundamental no desenvolvimento de diferentes ações que impactam o dia a dia das pessoas que mais precisam”.

“A todos os assistentes sociais do nosso Estado o nosso reconhecimento e admiração”, disse Virginia Mendes.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.