Lucas do Rio Verde: Agentes da GCM passam por capacitação com a Semana Jurídica

Evento é mais uma etapa para que os agentes passem a usar armas de fogo

Fonte: CenárioMT

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde estarão, em breve, atuando nas ruas com armas de fogo. Para isso acontecer, o efetivo vem passando por diversas capacitações. A parte prática foi realizada há um ano, em Cotia, São Paulo. Agora é a vez de adquirir conteúdos teórico.

Por este motivo, os agentes passam pela Semana Jurídica, um período em que o efetivo aprofunda o conhecimento em relação as atribuições de cada instituição.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário de Segurança de Lucas do Rio Verde, Marcos Cunha, explica que a realização da Semana Jurídica faz parte do processo de capacitação, cumprindo o protocolo da Polícia Federal. Desta forma os agentes da GCM poderão atuar armados durante a jornada de trabalho.

“É um processo e nós estamos avançando em passos largos. Eu queria agradecer a todos aqueles que têm participado dessa Semana Jurídica para que nós possamos cada vez mais preparar os nossos guardas civis municipais”, assinalou.

[Continua depois da Publicidade]

Avanço

A rotina do agente da Guarda Civil Municipal, conforme o comandante Jota Lima, precisa de todo aparato possível. Com a lavratura de boletins de ocorrência, os agentes necessitam do conhecimento para entender que eles podem se transformar em inquéritos policiais e processos jurídicos. Caso cheguem a esse patamar, serão analisados por promotores, defensores e pela justiça.

“Nós estamos alinhando isso, esse trabalho de conhecimento de todas essas autoridades. O guarda civil hoje sabe quem é e qual é a função do defensor público, do Ministério público, do promotor e do juiz. Então é esse alinhamento, esse conhecimento que nós estamos adquirindo agora nessa semana jurídica”, destacou.

Investimentos

O secretário de Segurança comentou ainda que a capacitação está dentro do planejamento para o fortalecimento da segurança em Lucas do Rio Verde. Cunha acrescentou que dentro do processo está a reestruturação da GCM, aquisição de armamento e concurso para 60 novos agentes, dos quais 30 deverão ser chamados imediatamente.

Além disso, Cunha mencionou que há outros investimentos, como a implantação da rede de fibra óptica, com mais de 120 km de rede.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .