Gostaria de saber quais são os benefícios da meditação? A redação do CenárioMT pesquisou e agora irá te deixar informado sobre tal prática. A priori, é importante entender que a meditação é um estado de consciência. Para meditar é importante criar um ambiente de tranquilidade e silêncio. Também chamado de espaço de silêncio mental.
Em nosso mundo moderno, o ritmo de vida está cada vez mais acelerado e nós vamos perdendo o contato com a verdadeira paz e poder interior. Quando não sentimos mais os pés no chão, podemos nos sentir impulsionados e puxados para diversas direções.
Antes que percebêssemos, o estresse aparece, com a sensação de estarmos presos à nossa própria rotina exaustiva e cruel. Esta percepção conduz, de forma gradativa, a doenças, pois perdemos o equilíbrio entre nosso bem-estar mental, emocional e físico.
Suprir a pressão dos dias de hoje é vital. Uma pausa é extremamente necessária, seja para a execução de algum esporte ou até mesmo para meditação.
Conheça alguns benefícios da meditação
- Promove autoconhecimento que estimula a produção de neurotransmissores;
- Alívio de dores variadas;
- Melhora na qualidade do sono;
- Favorece a autoestima (o indivíduo fica mais empoderado, com maior domínio sobre si mesmo).
Dicas úteis para quem gostaria de praticar
- Escolha do local e horário: dar preferência para manhã e/ou à noite, antes de dormir. O ideal é buscar locais silenciosos com a presença de elementos da natureza, caso não possa ser ao ar livre. O contato com a natureza favorece o estado de consciência. Para locais barulhentos, recomenda-se utilizar fones de ouvido com uma música tranquila.
- O importante é iniciar, nem que seja por um curto espaço de tempo. À medida que se pratica, o tempo será ampliado também.
- Meditação guiada: é muito comum as pessoas apresentarem dificuldades ao iniciar a prática, pois a mente está a todo instante em ação. Uma dica interessante são as meditações guiadas, disponíveis em vários sites e aplicativos.
- Encontre uma posição confortável e mantenha uma postura alinhada (coluna reta).
Passo a passo
- Fique com os olhos fechados e foque na respiração;
- Mantenha o foco;
- Pode ficar sentada, deitada, ou na posição que se sentir confortável;
- Nas primeiras vezes é normal que venham alguns pensamentos aleatórios, não desista.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!