É seguro usar colheres de pau? Isso é o que dizem os especialistas

Fonte: CENÁRIOMT

É seguro usar colheres de pau? Isso é o que dizem os especialistas
É seguro usar colheres de pau? Isso é o que dizem os especialistas FOTO:PIXABAY

As colheres de pau são um utensílio clássico nas cozinhas do mundo, mas de vez em quando levantam dúvidas sobre o quão benéfico é usá-las. 

Por um lado, são um produto durável que não danifica a superfície de suas panelas, mas também não quebra facilmente, mesmo diante do purê mais grosso. 

São seguros porque a madeira não é condutora de calor e por mais que você os exponha a altas temperaturas, os cabos não esquentam nem queimam suas mãos.

Apesar do exposto, questiona-se se é aconselhável usá-los, porque é uma superfície porosa que pode acumular bactérias.

É seguro cozinhar com essas colheres de pau?

“Do ponto de vista microbiológico, se olharmos para o risco, não temos nenhum exemplo de utensílios de madeira ou tábuas de corte que causem doenças transmitidas por alimentos”, disse o Dr. Ben Chapman , professor do site de Martha Stewart.

Aliás, segundo o especialista, o fato da madeira ser um material poroso evita que você adoeça com bactérias, pois permite que os microorganismos que se acumulam na superfície sejam absorvidos pela colher e não tenham o meio ideal para crescer.

Para o especialista, o verdadeiro risco está na secagem inadequada das colheres de pau, já que a umidade pode favorecer o crescimento de fungos ou outros microrganismos.

Como devo cuidar delas?

O cuidado com esses elementos é essencial para que estejam seguros.

Recomenda-se lavá-los sempre à mão com detergente. Você também pode usar o método de submergi -los na água, desde que tenha o cuidado de deixá-los completamente secos.

Caso não queira expô-los a tanta água, pode desinfetá-los com um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio.

Siga-nos no FacebookTwitterInstagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.