Um jato da FAB (Força Aérea Brasileira) partiu de Brasília na madrugada desta quarta-feira (28), fez uma escala em Boa Vista, capital de Roraima, e chega a Orlando, na Flórida, ainda nesta manhã — o pouso estava previsto para 9h22 no horário local (11h22 de Brasília).
O Embraer E-190 é uma das aeronaves mais usadas por causa da autonomia razoável e da economia de combustível.
A viagem esquenta um rumor de que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), poderia fazer uma excursão para os Estados Unidos para tirar alguns dias de descanso e, assim, evitar estar em território brasileiro na posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente diplomado, no próximo dia 1º de janeiro.
O Embraer E-190, cujo prefixo é VC-2 2590, estaria com a equipe de apoio e precursora, que costuma visitar e inspecionar os destinos dos presidentes antes da viagem oficial.
Bolsonaro nega que planeje estar fora do país na virada do ano.
No entanto, uma nota publicada no Diário Oficial pelo Gabinete de Segurança Institucional oficializa a viagem de uma Sargento do Exército Brasileiro – para reforçar a equipe de segurança do presidente da República. O comunicado é assinado pelo General Augusto Heleno, chefe do GSI. Veja a nota abaixo.