Itamaraty terá pela primeira vez mulher como secretária-geral

Maria Laura Rocha ingressou na carreira diplomática em 1978. Ela já foi embaixadora na Hungria e hoje ocupa o cargo na Romênia. Ela também já foi chefe de gabinete no Itamaraty.

Fonte: Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - Brasília

itamaraty tera pela primeira vez mulher como secretaria geral scaled
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou hoje (14) a embaixadora Maria Laura Rocha como secretária-geral do Itamaraty. É a primeira vez que uma mulher ocupará o cargo de número dois do ministério. 

Maria Laura Rocha nasceu em 1955 e ingressou na carreira diplomática em 1978. Ela já foi embaixadora na Hungria e atualmente ocupa o cargo na Romênia. Ela também já ocupou o cargo de chefe de gabinete em gestões anteriores do Itamaraty. 

FAO e ONU

A diplomata já foi representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e delegada permanente Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Vieira também confirmou o ministro Ricardo Monteiro como chefe de gabinete. O novo chanceler teve o nome confirmado na última sexta-feira (9) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O futuro ministro concedeu nesta quarta-feira (14) sua primeira entrevista coletiva desde que foi indicado.

Edição: Kleber Sampaio

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.