Você sabe quais são as frutas que evitam resfriados? O mês de dezembro nos oferece muitas alternativas com frutas da estação e muitas delas são ricas em nutrientes como a vitamina C que fortalece o sistema imunológico e em caso de contágio acredita-se que pode ajudar a combater os sintomas, embora ainda faça Mais precisão é necessária em estudos científicos.
Como se não bastasse, seus sabores variados fazem as delícias do paladar e sem contar as diversas formas de consumo.
Quando se fala em frutas da estação, não se pode esquecer que elas são utilizadas em uma longa lista de pratos tradicionais das festas de dezembro ou nas bebidas quentes que abundam nas últimas semanas do ano, como o ponche de natal acompanhado de goiabada . Em outras ocasiões já falamos sobre a importância desta fruta na alimentação diária, não só por ser rica em vitamina C, mas também porque reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
É por isso que não há desculpa para não consumir as seguintes frutas para evitar resfriados e as doenças mencionadas durante esta estação fria. Já os tem na sua despensa?
Alguns exemplos que não podem faltar neste inverno são frutas que ajudam a prevenir as infecções mais comuns como:
- Influenza com tipos: H1N1, H3N2, H1N1
- Coronavírus, incluindo o Covid-19
- adenovírus
- vírus sincicial respiratório em crianças
- Um resfriado
- Gripe
- Faringite
- Bronquite
- Pneumonia
Que frutas evitam resfriados?
- Tangerinas
Elas protegem-nos das gripes graças às suas elevadas quantidades de vitamina C, que é um dos nutrientes essenciais para o organismo e seu bom funcionamento.
Embora seja verdade que as evidências científicas ainda questionam se esse nutriente ajuda a prevenir resfriados e outras doenças, muitos profissionais de saúde recomendam seu consumo pelos possíveis benefícios. Além disso, é ideal para cuidados com a saúde, pois tem demonstrado ajudar a combater o colesterol alto, controlar a pressão arterial e até a obesidade e o estresse.
- Mamão
O mamão é um dos alimentos que fortalecem o sistema imunológico, ou seja, aquele que “realmente estanca e/ou elimina o vírus” do organismo. Claro, também é uma excelente fonte de vitamina A e C, dois dos nutrientes básicos para a saúde das pessoas e que não só ajudam a prevenir infecções durante a alta temporada de doenças causadas pelo frio, mas também é perfeito para cuidar de o sistema digestivo.
Sobre esta fruta, é conhecida por ser rica em fibras e papaína, substância que melhora a saúde digestiva e ao mesmo tempo se destaca por ter propriedades anti-inflamatórias, por isso não é surpreendente ver que até é usado em alguns cosméticos.
- Uvas roxas
A última das frutas aliadas para proteger o sistema imunológico são as uvas roxas que, além de estarem em alta nesta estação fria, são apreciadas por sua longa lista de nutrientes, entre os quais se destacam as vitaminas A e C, cujas características são ideais para evitar a transmissão de infecções do trato respiratório .
Caso haja constipações em sua casa, saiba também que ajuda a controlar os sintomas de desconforto, graças às suas propriedades depurativas com as quais o organismo é capaz de ajudar a eliminar a fleuma e até a combater a congestão nasal.
Da mesma forma, é perfeito para cuidar da saúde dos pulmões, também afetados por doenças sazonais, graças ao fato de serem ricos em flavonóis e suas propriedades anti-inflamatórias que protegem o sistema imunológico.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!