As doenças cardíacas continua a ser a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) . Esta organização internacional estima que aproximadamente 17,9 milhões de pessoas morrem anualmente devido a essas condições.
É por isso que cuidar de todo o sistema cardiovascular deve ser uma prioridade para qualquer pessoa, por mais saudável que você se considere. Isso significa que você deve fazer atividade física regular , evitar o fumo, o álcool e aumentar o consumo de vegetais e frutas em sua dieta.
A dieta é um dos fatores- chave e existem certos produtos que provarão ser piores para o seu coração.
Margarina e óleo vegetal
“Margarina e óleo vegetal não aumentam o colesterol , mas ainda são os responsáveis por mais mortes por doenças cardiovasculares”, explica a profissional.
Há muita controvérsia em torno dos óleos de origem vegetal. Por um lado, por causa dos processos de fábrica, alguns dos óleos podem ser hidrogenados, o que aumenta sua concentração em gorduras trans , um nutriente associado à obesidade, diabetes e doenças cardíacas .
Mas também são óleos com gorduras facilmente oxidáveis, o que pode levar a compostos perigosos para a saúde.
Da American Heart Association entendem que pode ser complicado eliminar esse alimento da dieta diária, mas recomendam escolher aqueles óleos que tenham menos de 4 gramas de gordura saturada por colher de sopa.
Óleo de côco
Apesar de ter origem natural e até ser vendido pela indústria alimentícia como um produto extremamente saudável, certos componentes do óleo de coco fazem mal ao coração.
Este óleo é ” extremamente rico em gordura saturada “, eles esclareceram na Mayo Clinic . Ela é composta por 86% desse nutriente que eleva a concentração do colesterol “ruim” ou LDL no sangue, e ainda tem 50% a mais que a manteiga.
Embora pequenas porções não sejam estritamente negativas, dietas ricas em gordura saturada aumentam suas chances de ter um ataque cardíaco , derrame ou demência vascular, de acordo com a British Heart Foundation .
Batata frita
“Gosto do sabor, mas nunca como… sei que se abrir um pacote, vou comê-lo inteiro”, disse Reynolds.
Claramente, este doce não é um dos primeiros a se pensar quando se trata de alimentos saudáveis. Por um lado, são produtos extremamente processados , ricos em óleos e em gorduras pouco recomendadas, como as saturadas.
Mas o principal risco para o coração é a alta ingestão de sal ou sódio . Pessoas com dietas ricas nesse nutriente podem desenvolver hipertensão , o principal fator de risco para várias doenças cardíacas.
A American Heart Association recomenda que pessoas saudáveis não ingiram mais de 2.300 miligramas de sódio por dia (equivalente a uma colher de chá de sal), e apenas 15 chips de uma marca conhecida fornecem 170 miligramas, pouco mais de 7% da ingestão diária indicação.
Bacon
” O bacon é péssimo, causa câncer e causa doenças cardíacas. Gostaria de dizer que nunca como nenhum tipo de carne processada, mas a verdade é que deixo para o meu aniversário”, explicou o cardiologista.
Segundo especialistas, os produtos de origem animal contêm mais colesterol, e o bacon, derivado da carne de porco, não é exceção.
“O bacon tem um gosto ótimo, mas é muito salgado e aumenta a pressão sanguínea”, disse o Dr. Dennis Bruemmer , também cardiologista , à Cleveland Clinic . “Tem muita gordura e vai aumentar o colesterol se você consumir com frequência. E as duas coisas causam problemas cardíacos”, explica o especialista.
Sobremesas processadas
Se ignorarmos a longa lista de ingredientes que contêm as sobremesas processadas, seu principal componente, o açúcar , é em si negativo.
Está diretamente associado a uma maior chance de ganhar peso, ser obeso, aumentar seus triglicerídeos , colesterol ruim, pressão arterial, todos fatores de risco para o coração.
E ainda, também é responsável por aumentar a inflamação generalizada em seu corpo, impactando nas chances de você ter uma série de problemas médicos.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!