Nos dias 03 e 04 de novembro de 2022, uma equipe da Agência Fluvial de Sinop esteve na cidade de Lucas do Rio Verde. Os militares vieram ministrar palestras educativas. O objetivo foi trabalhar a prevenção de acidentes náuticos e poluição hídrica causada por embarcações. Os integrantes da Marinha estiveram nas propriedades situadas às margens do Lago Romancini, local de grande concentração de embarcações de esporte e recreio.
De acordo com o Comandante da Agência Fluvial de Sinop, Capitão-Tenente Vinícius Oliveira Celestino, a presença da Marinha do Brasil no município tem aspectos importantes. O contato com a população ajuda a esclarecer dúvidas quanto à condução e regularização das embarcações. Desta forma os usuários são orientados a observar e cumprir todos os procedimentos relativos à segurança da navegação.
Além das ações preventivas desse final de semana, Capitão Vinícius informou que Lucas do Rio Verde recebeu no mês passado a visita de uma equipe volante da Marinha. Durante a visita ocorreu a aplicação de provas aos candidatos interessados em adquirir carteira de Arrais Amador. O documento é essencial para condução de embarcações destinadas ao lazer ou pesca esportiva.
“Em virtude do grande número de pessoas ligadas à atividade náutica na cidade, a Agência Fluvial de Sinop intensificará a presença na cidade de Lucas do Rio Verde de modo a reduzir e minimizar ocorrências indesejáveis”, disse o Comandante.
Está previsto para o próximo ano o envio de uma equipe de inspeção naval itinerante na cidade. Com isso, a população luverdense tem acesso aos serviços disponibilizados pela Marinha referentes às embarcações e habilitações.
A Agência Fluvial de Sinop está localizada na Rua das Orquídeas, 3978, Parque das Araras (em frente ao Parque Florestal de Sinop). A unidade funciona de 2ª a 5ª feira de 09h00 as 11h30 e 13h30 as 15h30.