Lucas do Rio Verde começará a disponibilizar a quarta dose de vacina contra o coronavírus (Covid-19) para pessoas de 30 anos acima a partir desta segunda-feira (21). Para receber o imunizante, deve ser respeitado o intervalo mínimo de quatro meses após a terceira dose ou primeira dose de reforço.
De acordo com a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, um dos motivos para ampliação da faixa etária é baixa adesão. “Com a pouca procura dos outros grupos etários pela vacina, decidimos abrir a vacinação da segunda dose de reforço para a população com 30 anos ou mais”, disse.
Conforme a secretária, atualmente, os municípios têm autonomia na administração da campanha. “Sabemos que muitas pessoas na faixa dos 30 anos estão ansiosas para receber a quarta dose, então, vamos aproveitar as doses que estão guardadas e dar início à vacinação deste público”, completou.
A orientação é que mulheres de 30 anos acima, atualmente gestantes ou puérperas, que receberam anteriormente as vacinas CoronoVac, Pfizer, Astrazeneca ou Janssen, devem tomar a quarta dose com Pfizer.
“Importante frisar que, mesmo quem iniciou o esquema vacinal com a Janssen, que era dose única, hoje precisa equiparar a quantidade de doses recebidas em relação as demais marcas de vacina Covid. Portanto, a partir do dia 21/11, todas as pessoas acima de 30 anos podem receber a quarta dose da vacina Covid em Lucas do Rio Verde”, a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.