Cobra sucuri realmente engole pessoas? Biólogo Henrique explica

Fonte: CenarioMT

As cobras sucuri não são venenosas e matam suas presas através de constrição, ou seja, apertando os corpos das presas até deixa-las sem respirar.
A sucuri-verde divide com a píton-reticulada (Python reticulatus), o título de maior serpente do mundo, alcançando 6 metros ou mais de comprimento, muito embora seus indivíduos adultos, em média, alcancem em torno de 3 ou 4 metros. Foto: divulgação.

A cobra sucuri, a maio do Brasil, sempre ganha destaque nos noticiários e nas redes sociais, quando é flagrada na natureza.

Para algumas pessoas, as sucuris causam medo, pavor, arrepios, entre outros sinônimos. Já outras pessoas ficam fascinadas, por exemplo, pelo tamanho e pelo poder e força que esses animais têm para devorar animais grandes.

Mas será possível que uma cobra sucuri é capaz de engolir uma pessoa adulta, como por exemplo, que aconteceu com o personagem Tenório (Murilo Benício), de a novela Pantanal? Alias assunto esse, que ganhou repercussão nesta semana.

Com mais de 20 anos de atuando na área da Biologia e com mestrado sobre o estudo do comportamento de cobras sucuris, o biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras – relatou que “não há até hoje, um registro oficial de que uma cobra sucuri tenha devorado uma pessoa”.

Henrique possuiu um canal no YouTube (CLIQUE AQUI E ACESSE), onde posta diversos vídeos sobre cobras, inclusive das famosas sucuris, ou anacondas, como também são conhecidas.

Assista a explicação do Biólogo Henrique

YouTube video

A Sucuri

Originária da América do Sul, a cobra sucuri é a maior serpente não venenosa e está dividida entre quatro espécies. No Brasil as mais comuns de serem vistas são as cobras sucuri-amarela e sucuri-verde.

Esta última sendo considera a maior, onde há registro de mais de sete metros e de até 200 quilos.

As cobras sucuris são semiaquáticas, ou seja, vive em ambientes terrestres, mas passam boa parte do tempo dentro da água. Pode ficar submersa até 30 minutos sem precisar voltar a superfície para respirar.

A estratégia utilizada para caçar é a da espreita seguida do bote. As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente.

Utilizam esta tática em animais que se aproximam dos corpos d’água para beber, surpreendendo sua presa em potencial dando o bote e matando-a por constrição e afogamento. Na dieta das sucuris é possível encontrar diversos vertebrados, como por exemplo: peixes, rãs, lagartos, jacarés, aves e roedores.

As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente
As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente

Se você gostou deste post: Cobra píton capturada após engolir porco; VÍDEO  – vai gostar também de ler esta notícia: Esconderijo da maior cobra sucuri; VÍDEO

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.