Chaves para evitar resfriados em crianças

Fonte: CENÁRIOMT

Chaves para evitar resfriados em crianças
Chaves para evitar resfriados em crianças FOTO:PIXABAY

Embora seja uma das doenças mais comuns e com menos complicações médicas, os sintomas dos resfriados que costumam acompanhar a condição causam desconforto em crianças e adultos . Além disso, o cuidado exige descanso, por isso faltar às escolas e consultórios é mais do que necessário, medida que também acompanha outros  métodos de prevenção para frear infecções . 

Embora os resfriados possam ocorrer em qualquer época do ano, geralmente é na estação chuvosa e nos climas frios do outono e inverno que a maioria dos casos ocorre e afeta a todos, independentemente da idade. 

A boa notícia é que existem algumas medidas de prevenção para evitar que a doença afete o bem-estar e as atividades diárias, e é por isso que desta vez contamos tudo o que você precisa saber para proteger você e sua família. 

Como não ficar doente durante os últimos meses do ano?

Sintomas como coriza, congestão nasal e espirros, bem como dores de cabeça e de garganta acompanhadas de tosse são alguns dos mais comuns quando as pessoas adoecem de um resfriado e, embora durante os primeiros dias o desconforto não cause um grande problema, mais tarde Pode tornar-se desconfortável não conseguir respirar, assoar o nariz excessivamente e ter que continuar com as atividades normais apesar do desconforto. 

Os resfriados podem ocorrer em qualquer época do ano, mas a estação com mais infecções é a chuvosa e o inverno , além da falta de medidas preventivas que podem causar infecções, já que há pequenas gotículas no ar liberadas quando uma pessoa doente espirra, tosse ou assoa o nariz. 

É por isso que não é de surpreender que as chaves para evitar adoecer durante o outono ou inverno vão desde os cuidados básicos de higiene que o mundo inteiro tem em mente após a pandemia de Covid-19 , especialmente quando em contato com um paciente. Algumas das soluções mais rápidas para manter uma boa saúde mesmo durante a estação chuvosa ou fria são as seguintes. 

Lavagem das mãos. Isso te lembra 2020? Bom, essa medida ainda é a mais recomendada pelos especialistas para evitar o contágio de resfriados ou outras doenças que são transmitidas pelas famosas “gotículas de ar”. O truque é fazer isso depois de sair, preparar a comida, antes e depois de ir ao banheiro, depois de assoar o nariz e depois de tocar em superfícies comumente usadas, como maçanetas. 

Busque a desinfecção. Seguindo o ponto anterior, a limpeza pode ajudar a prevenir novos casos de gripe, que, embora possa ser uma doença comum, também pode desencadear complicações como bronquite, infecções de ouvido, pneumonia ou sinusite . Para isso, locais de uso comum, como alças e objetos de uso comum, também devem ser desinfetados; lembre-se que depois de tocar uma superfície contaminada e levar as mãos ao nariz, olhos ou boca, o vírus pode afetar sua saúde. 

Viva com pequenos grupos. Um dos locais com maior transmissão é aquele com grande número de pessoas e é por isso que muitos profissionais de saúde e especialistas, recomendam especialmente que as crianças escolham pequenos berçários como medida preventiva, também destacam que os casos de adultos são mais comum porque os pequenos trouxeram o frio para casa. 

Durma bem. Um bom descanso é um dos fatores-chave para cuidar da nossa saúde e, embora possa prevenir uma longa lista de doenças, uma das mais notáveis ​​é o resfriado comum. 

Aumente o consumo de iogurte. Segundo o mesmo site, quando este alimento é rico em culturas ativas , pode ajudar a prevenir resfriados ; enquanto nas crianças terá o mesmo efeito graças aos probióticos . 

Finalmente, é importante lembrar que as pessoas com resfriado só são contagiosas por dois a três dias após o início dos sintomas; No entanto, o site especializado em medicina também lembra que “na maioria dos casos não é contagioso após a primeira semana”. Portanto, levar em consideração e aplicar todas as chaves acima, além de levar um estilo de vida saudável para manter o sistema imunológico protegido, ajudará a reduzir o risco de contrair a doença. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.