Como calcular os dias férteis do ciclo

Fonte: CENÁRIOMT

Como calcular os dias férteis do ciclo
Como calcular os dias férteis do ciclo FOTO:PIXABAY

Conhecer seus dias férteis é útil se você estiver tentando engravidar. Mas também é uma forma de conhecer melhor seu corpo e identificar, por exemplo, o melhor momento para fazer uma mamografia e não marcar consulta apenas nos dias do mês em que a mama está mais inflamada, ou planejar um passeio de fim de semana e não fazê-lo coincidir com a síndrome pré-menstrual.

Para fazer isso, é útil ter uma compreensão básica de como funciona o ciclo menstrual. Explicamos a você neste artigo com a ajuda da Dra. Carla Castells, ginecologista do Instituto de Saúde da Mulher de Barcelona.

Agora, esta informação só é útil se você tiver ciclos regulares (aproximadamente 28 dias). Se seus períodos são muito irregulares, é muito provável que você não ovule todos os meses, por isso é muito difícil saber quais são seus dias férteis. Neste caso, se você está procurando uma gravidez, é aconselhável ir ao ginecologista.

E mesmo que seus ciclos sejam regulares, o Dr. Castells afirma que  você não deve ficar obcecado em identificar com precisão matemática quais são seus dias férteis. nas farmácias costumam causar muito estresse na mulher que quer engravidar” .

ESTES SÃO OS DIAS FÉRTEIS DO CICLO

Seus dias férteis correspondem ao dia da ovulação, mais os 3 dias antes e os 3 dias depois. Isso porque a ovulação, momento em que o folículo se rompe e chega às trompas, é realmente muito curta, mas o espermatozoide pode viver “aqui” por alguns dias. Portanto, se houver espermatozóides nas trompas no momento em que o óvulo “chega”, a fertilização pode ocorrer.

“O conselho se você está tentando engravidar é ter relações sexuais a partir do 9º dia do ciclo, em dias alternados, durante uma semana. E aí é muito provável que coincida com a ovulação “, diz a Dra. Castells.

QUAIS SÃO AS FASES DO CICLO MENSTRUAL?

Um ciclo menstrual regular dura em média 28 dias (entre 25 e 35 dias também é considerado normal) que são contados a partir do primeiro dia da menstruação até o retorno da menstruação. Cada ciclo tem três fases distintas.

  • fase folicular . Dura do dia 1 do ciclo ao 10-14 ou mais, e é acompanhado por um aumento no estrogênio. Esta fase é quando os folículos do óvulo crescem no ovário. Tenha em mente que cada mulher nasce com centenas de milhares de folículos e em cada ciclo (precisamente na fase folicular) aproximadamente 20 são desenvolvidos. Durante esta fase (entre os dias 1 e 5 aproximadamente) também ocorre a menstruação , que dura entre 3 e 7 dias.
  • fase ovulatória . Essa fase na verdade corresponde a um dia específico (entre 10 e 14), mesmo em um horário específico, que é quando você ovula. De todos os folículos que cresceram na fase anterior, normalmente apenas um vai amadurecer e “romper” liberando um óvulo que descerá pelas trompas de Falópio e finalmente chegará ao útero. Este fenômeno particular é a ovulação.
  • fase lútea Corresponde à segunda metade do ciclo, até a chegada da próxima regra. Após a ovulação, o folículo maduro que expeliu o óvulo torna-se o que é medicamente chamado de “corpo lúteo”. Este corpo lúteo produz progesterona, que por sua vez faz com que as paredes do útero engrossem para acomodar uma possível gravidez se o óvulo for fertilizado. Se não houve fertilização, o corpo lúteo deixa de liberar progesterona em 12-16 dias e o revestimento do útero se desprende: essa é a regra.

OS SINTOMAS QUE VOCÊ PODE NOTAR EM CADA FASE DO CICLO MENSTRUAL

A primeira fase (liberação de estrogênios) é a que causa menos sintomas e na qual você se sente melhor: você tem energia, o fluxo não é muito abundante, não há inchaço…

Pouco antes e durante a ovulação, o fluxo já muda: é transparente, mas mais espesso e elástico.

A fase lútea é a que causa mais desconforto devido ao aumento da progesterona, responsável pela síndrome pré-menstrual: o fluxo é abundante e espesso, os seios e a barriga incham porque você retém líquido, podem doer, você fica mais irritável .. Até que a liberação de progesterona pare, a regra cai e você esvazia.

“Na verdade – diz o Dr. Castells – o melhor momento do ciclo de uma mulher é no final ou logo após o período, é quando você se sente melhor” .

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.