Todos nós que temos ou conhecemos alguém que tenha algum pet, sabemos da preocupação que é quando surgem os carrapatos. Mas e se te falarmos que os carrapatos devem ser uma preocupação não só dos animais, mas também para nós, humanos?
Por isso, hoje, dia 20 de agosto, falaremos sobre esse assunto que vem interessando muitos leitores. Pois, afinal, a saúde é importante não apenas para os animais, mas para nós também, não é mesmo? Sendo assim, fique conosco e saiba mais.
Veja também: Vacina contra diabetes é testada com sucesso? Fique por dentro dos fatos
O que é a doença do carrapato?
Carrapato é um pequeno inseto pequeno, que pertence a família dos aracnídeos. A sua existência já é comprovada há mais de 90 milhões de anos. Ou seja, se hoje temos mais de 800 tipos de carrapato, saiba que ele já existe desde essa época.
Esses pequenos aracnídeos ou carraças são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. No entanto, a maioria dessas doenças são perigosas apenas aos animais.
Existe alguma doença que o carrapato passa ao humano?
Os nossos pets costumam ter inúmeras propensões a desenvolver algumas doenças. Porém, todas essas doenças que os animais estão sujeitos a desenvolver, nenhuma delas pode passar para os humanos. Entretanto, quando se trata do carrapato (pequenos insetos), a história já é outra.
É fato que o ser humano e os animais são diferentes uns dos outros. De igual modo, as doenças que os animais sofrem, quase nunca o humano sofrerá, e vice versa. Já quando se tem haver com o carrapato, o ser humano, ao tê-lo em contato com a pele, pode desenvolver a chamada “doença do carrapato“.
A febre maculosa, como também é conhecida, é transmitida pelo carrapato-estrela. Esta variação da espécie contém uma bactéria que já é própria da espécie. Mas como se dá essa transmissão ao humano? De uma maneira bem diferente, esse inseto fica por uma média de 4 horas fixado no corpo humano de uma pessoa e, durante este tempo, passa a bactéria para o portador.
Por fim, após a infecção, essa bactéria pode causar: dor no corpo, febre alta, desânimo, dor no corpo e falta de apetite. São várias as doenças que o carrapato pode transmitir ao ser humano, mas lembre-se: caso venha a sentir algum sintoma, procure um médico, a sua consulta sempre é importante.
Desde já, gostaríamos de agradecer pela sua leitura de sempre. Esperamos ter ajudado e deixado você ainda mais informado sobre os assuntos do momento. Se quiser saber mais informações úteis, acesso o nosso blog.
Continue lendo: O que é a gastrite e como tratar? Entenda melhor agora mesmo