Como perder peso na natação?

Fonte: CENÁRIOMT

Exercícios para perder peso na natação
Exercícios para perder peso na natação FOTO:PIXABAY

Como perder peso na natação? Sempre que falamos de treino intervalado de alta intensidade , sugerimos o treino no solo. Mas esquecemos daquelas pessoas que gostam de nadar e gostam de praticar natação ou se exercitar na piscina. 

Leia também: Quais são os benefícios dos exercícios na água?

Por esta razão, falamos sobre um método recomendado se você se lesionou, se tem problemas de mobilidade, está acima do peso ou se simplesmente o motiva e faz você gostar mais de esportes. 

Desta forma, propõe-se um plano de treinamento e nos dá as recomendações necessárias para fazer exercícios de alta intensidade com segurança. Coloque a pulseira para medir sua frequência cardíaca e queime! 

Abaixo, dicas de como perder peso na natação:

Por que é bom fazer HIIT na água?

Quais são os benefícios dos exercícios na água?
Quais são os benefícios dos exercícios na água?
FOTO:PIXABAY

O treinamento de alta intensidade em uma piscina é um exercício altamente recomendado, seja treinando sozinho na água ou alternando com exercícios no solo. E não é difícil e você não precisa de material porque, como explica o especialista em fitness da DiR, você pode fazer tanto o treinamento baseado em diferentes estilos de natação quanto o treinamento baseado em movimentos que não implicam no domínio desses estilos.

  • No primeiro grupo, alternaríamos piscinas em alta velocidade com piscinas em ritmo lento para recuperar.
  • No segundo grupo incluiríamos movimentos como correr no fundo da piscina, saltos com joelhos no peito, saltos abrindo e fechando as pernas ou flexões e extensões de braços em alta velocidade usando remos ou luvas para aumentar a superfície de resistência e, portanto, ambas a intensidade.

Combinar estilos

Se você domina mais de um estilo, recomendamos alternar entre um e outro. Por exemplo, o borboleta é mais complicado e intenso que o crawl , então você pode dar uma volta de alta intensidade na piscina neste estilo e se recuperar com 2 voltas de crawl . Lembre-se, o nado de recuperação deve cumprir sua função perfeitamente, pois depois dessas 2 voltas você tem que nadar uma volta em alta intensidade novamente.

Respeite sua condição física e progresso 

Também depende da condição física em que você se encontra quando inicia essa rotina HIIT para fazer na piscina. Você pode durar apenas duas ou três repetições, mas tudo bem: você está apenas começando. Se você incorporar esses exercícios progressivamente, poderá executá-los por mais tempo. O ideal é que você consiga aguentar entre 15 e 20 minutos de voltas HIIT, com suas respectivas voltas de recuperação.

Recupere-se bem após o exercício 

Você não deve parar após a volta de alta intensidade. Seu corpo pode dizer para você fazer isso se estiver muito cansado, mas a ideia é se mexer. Se precisar de mais de duas voltas para se recuperar, você também pode fazer todas as 3 piscinas ou, no máximo, 4. O período de recuperação pode ser de até 2 minutos e é recomendável não estender mais de 45 minutos no total.

Vantagens de fazer HIIT na água

Estes irão convencê-lo a praticar alta intensidade na piscina:

  • Maior flexibilidade e agilidade . Mais liberdade e leveza são experimentadas na água, para que o corpo possa ser mais flexível e ágil.
  • Melhor capacidade aeróbica . A capacidade aeróbica é aprimorada, aumentando a capacidade pulmonar e fortalecendo o sistema cardiovascular ao mesmo tempo.
  • Efeito zen . A hipogravidade vivida na água tem um efeito relaxante que permite relaxar mais facilmente.

    É adequado para todos?

    Sim, adapta-se a todas as condições físicas, o meio aquático permite-lhe adaptar-se a todo o tipo de condições físicas, desde os mais treinados até às pessoas com problemas de mobilidade. As pessoas mais velhas também podem treinar na água. É aconselhável realizar previamente um teste de esforço e praticar o exercício com um instrutor. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.