Cerca de 1,2 mil estudantes de 15 a 17 anos começam a disputar nesta segunda-feira (25), em Lucas do Rio Verde, os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses. As delegações de 37 cidades do Estado participaram da cerimônia de abertura realizada no Estádio Passo das Emas.
Estudantes da Escola Militar Tiradentes levaram as delegações às cadeiras que foram instaladas no gramado do estádio. Por ordem alfabética elas foram chamadas e acomodadas no local. A delegação de Lucas do Rio Verde foi a última a entrar no gramado, sendo bastante aplaudida pelo público e demais delegações.
Algumas homenagens foram feitas a integrantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.
Durante a cerimônia aconteceram o juramento dos atletas e dos árbitros. Mas, o ponto alto da noite foi a entrada da tocha olimpíca. Ela foi conduzida por Deivid Moura, carateca mato-grossense que despontou no cenário esportivo. Ao invés da pira olimpica convencional, uma máquina pá carregadeira recebeu o fogo olimpico, para delírio dos atletas e do público que prestigiou a abertura.
“A gente tem hoje aqui mais de mil atletas de todas as regiões do Estado, essas são as finais. Aqui nós temos os melhores atletas das quatro modalidades, tanto no feminino, quanto no masculino. É um evento de extrema importância pra nós, pois vamos selecionar aqui os melhores atletas que vão nos representar na etapa nacional dos jogos escolares”, comentou o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Jeferson Neves.
“É importante destacar o apoio do governo do Estado em confiar em Lucas do Rio Verde para sediar esse evento, nestes sete dias de esporte aqui no município”, disse o prefeito Miguel Vaz, citando que o evento é importante também para o setor comercial de Lucas do Rio Verde. “Fomento que dá aos negócios aqui da cidade, de hotelaria, restaurantes. É uma semana muito rica pra nós luverdenses”.
Os jogos
As disputas das partidas de vôlei, basquete, futsal e handebol masculino e feminino acontecerão em seis ginásios do município. A previsão é que as partidas finais sejam disputadas no sábado. Lucas do Rio Verde terá seis equipes participando da etapa que vai classificar as melhores para a etapa nacional.
“É a competição mais importante do Estado, pois classificam as equipes que vão disputar o Brasileiro de Seleções Estudantil. Lucas recebe o evento pela primeira vez na história”, ressaltou o secretário de Esportes e Lazer, Jackson Lopes.
Sobre a participação do município nos jogos, Lopes observa que não foi possível formar equipes de basquete e handebol femininos. “O nosso trabalho, através do programa Viva Lucas, é dar oportunidade para as crianças de Lucas do Rio Verde, e nós estamos firmes no que diz respeito a dar acesso aos esportes em todos os eixos. O fato de ter seis equipes montadas em um ano e meio pós pandemia, nos deixa muito feliz e mostra que a gente está no caminho certo”, conclui.