Estes são os planetas mais brilhantes que podem ser vistos no céu em julho

Fonte: CenárioMT

planetas
por Pixabay

A formação brilhante de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno que era visível durante a segunda quinzena de junho perde um de seus membros. O brilho do sol lançará Mercúrio fora de vista e, depois deste mês, Vênus o seguirá, logo para começar sua descida para o crepúsculo.

Isso deixa Marte, Júpiter e Saturno como os planetas mais brilhantes no céu de julho quando se aproximam do planeta Terra. Os aficionados por astronomia podem preparar seus binóculos e equipamentos fotográficos para capturar esses corpos celestes.

Onde e quando ver os planetas

Vênus

A lua crescente e Vênus se alinharão em 26 de julho, quando o planeta estiver 4 graus abaixo da lasca delgada, em pleno declínio.

Marte

Marte se move de Peixes para Áries em julho e brilha visivelmente de magnitude +0,5 a +0,2. No entanto, atinge seu ponto mais marcante no final de julho. No céu leste-sudeste antes do nascer do sol em 21 de julho, você encontrará a lua, e sentado cerca de 3 graus à sua esquerda estará Marte.

Júpiter

Embora Júpiter ainda esteja em Peixes, o planeta gigante é visível no céu ao amanhecer. Júpiter brilha de magnitude -2,4 a -2,7 durante julho e continuará a brilhar por alguns meses. Em 18 de julho, pouco antes da meia-noite, no horizonte leste, o planeta brilhará na crescente lua minguante.

Saturno

Este planeta é mais visível na parte inferior do céu sudeste no final da tarde, pois está em uma região mais escura. As melhores vistas telescópicas são obtidas bem depois da meia-noite, quando o planeta se aproxima do meridiano sul. Em 15 de julho, pouco depois das 23h, procure a lua quase cheia nascendo no céu leste-sudeste.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.