Um sutiã inteligente para detectar câncer de mama

Fonte: CENÁRIOMT

Um sutiã inteligente para detectar câncer de mama
Um sutiã inteligente para detectar câncer de mama FOTO:PIXABAY

O câncer de mama é o tumor mais frequente entre as mulheres. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura, que podem ser de quase 100% dependendo do tipo de tumor.

Verificar as mamas regularmente em busca de anomalias, fazer exames ginecológicos e fazer mamografias quando necessário são as ferramentas que temos hoje para detectar o tumor a tempo.

Mas a tecnologia está avançando aos trancos e barrancos e pode tornar as coisas ainda mais fáceis. Uma equipe de pesquisadores desenvolveu um sutiã inteligente para prevenir o câncer de mama .

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DETECTAR CÂNCER DE MAMA

O BRA é um projeto que visa desenvolver um sutiã tecnológico inteligente que, por meio de sensores ultrassônicos, mecânicos e térmicos, permitirá a detecção precisa do câncer de mama, através do monitoramento de alterações morfológicas e fisiológicas .

Os dados coletados pelos sutiãs serão enviados (via bluetooth) para um aplicativo que incorporará inteligência artificial (IA) capaz de analisá-los.

Dessa forma, o sistema fornecerá informações constantes à usuária sobre seu estado de saúde, antecipará e alertará sobre qualquer doença mamária em seu estado inicial e a conectará com os profissionais de saúde .

O sutiã destina-se tanto ao grupo de mulheres de alto risco de câncer de mama quanto de baixo risco , e conta com a colaboração do Hospital Universitário Vall d`Hebron (Serviços de Anatomia Patológica, Ginecologia e Radiologia). As vantagens que apresenta, segundo a UPF, são várias:

  • Maior eficiência na detecção do câncer de mama, aprimorando o atual sistema de rastreamento e prevenção.
  • Maior sensibilidade e precisão diagnóstica, evitando sobrediagnóstico e sobretratamento .
  • Menor custo econômico.
  • Cobertura para todas as idades (atualmente as mamografias são realizadas em geral a partir dos 50 anos a menos que sejam grupos de risco).
  • Não emite radiação e é indolor .

Em suma, aceleraria todos os processos para detectar o câncer de mama e outras doenças da mama muito cedo.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

 

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!