Secretaria de Saúde estimula alimentação saudável para crianças em Lucas do Rio Verde

A educação alimentar é um assunto que merece atenção e precisa ser cada vez mais recorrente, especialmente no ambiente escolar

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

secretaria de saude estimula alimentacao saudavel para criancas
Arquivo Ascom

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, aderiu ao Programa Crescer Saudável. O projeto enfatiza a importância de uma alimentação mais saudável aos alunos das escolas municipais, que desde o início das aulas em 2022 participam do conjunto de ações no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem por objetivo, contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil.

Essas ações estão sendo realizadas para crianças matriculadas na educação infantil, creches, pré-escolas e ensino fundamental. As avaliações do estado nutricional são feitas em crianças menores de 10 anos, onde, através desta avaliação, é diagnosticado se os menores se encontram acima do peso.

De acordo com a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, “é um trabalho intersetorial, primordialmente realizado com a Educação, em função da complexidade dos determinantes da obesidade e da influência dos ambientes no seu desenvolvimento”.

A secretária enfatizou que o programa é fundamental, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma condição complexa, com sérias dimensões sociais e psicológicas, que afeta praticamente todos os grupos etários e socioeconômicos.

Os alunos classificados com obesidade passam por um encaminhamento, a fim de serem atendidos e acompanhados individualmente por nutricionista. Já aqueles com sobrepeso estão sendo encaminhados para ações coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável.

As profissionais realizam um questionário com a ficha de marcadores de consumo alimentar, que é uma avaliação que possibilita o reconhecimento de alimentos ou comportamentos que se relacionam à alimentação saudável ou não saudável dessas crianças.

Na oportunidade, foram diagnosticadas crianças que se classificam em baixo peso e estes também estão sendo encaminhados para acompanhamento nutricional individual.

Importante salientar que, de acordo com OMS, nos últimos anos, o Brasil tem registrado uma diminuição nos casos de desnutrição, um aumento nos casos de sobrepeso e obesidade em crianças, caracterizando o excesso de peso um problema de saúde pública.

O Programa Crescer Saudável vem para reforçar a prevenção e cuidado da obesidade infantil no ambiente escolar, fortalecendo a atenção integrada e multidisciplinar, por meio do desenvolvimento dessas ações.

Escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola:
1 – CEI Balão Mágico
2 – Escola Municipal Cecília Meireles
3 – Creche Anjo da Guarda
4 – Creche Municipal Menino Jesus
5 – EMEF Érico Veríssimo
6 – EMEIEF Fredolino Vieira Barros
7 – Escola Luiz Carlos Ceconello
8 – CEI Pequeno Príncipe
9 – EMEIEF São Cristóvão
10 – CEI Aquarela
11 – CEI Girassol
12 – Creche Municipal Irmãs Carmelitas

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.