O mau humor envelhece?

O humor pode influenciar sua aparência

Fonte: CENÁRIOMT

O mau humor envelhece?
O mau humor envelhece? FOTO:PIXABAY

O mau humor envelhece?  Há um ditado que diz que o rosto é o espelho da alma. E não podemos negar que isso atinge o prego na cabeça. Quando temos um problema, quando estamos de mau humor, estressados… nossa pele pode sofrer. 

“Foi demonstrado que qualquer problema ou situação estressante condiciona a composição proteica da pele, afetando sua elasticidade e luminosidade. Além disso, muitas pesquisas estão sendo feitas atualmente sobre a microbiota facial (as bactérias que aparecem em nossa pele) e foi visto que ela muda em situações estressantes, causando inflamação e até doenças de pele como dermatite, psoríase , rosácea ou acne”, explica a Dra. Rocío Mourelle da Clínica Trevi.

Leia mais: Exercícios físicos que ajudam a melhorar o humor

E é que nossos órgãos, incluindo a pele, obedecem a processos fisiológicos que variam à medida que passamos de um estado de espírito para outro. Por exemplo, o mau humor, além de alterar o corpo, desenha inúmeras linhas de expressão no rosto.

Gestos e pele

É por isso que, quando somos expostos a momentos de raiva ou irritabilidade , devemos levar em consideração os diferentes danos que isso causa à pele:

  • Linhas de expressão e rugas devido aos gestos realizados.
  • vermelhidão do rosto quando o sistema circulatório é ativado e começa a funcionar muito mais rápido.
  • Finalmente, a dermatite , que responde à inflamação e secura da derme.

Uma pessoa que gesticula mais tende a ter mais rugas? “Muitas vezes influencia não só o quanto gesticulamos, mas também a predisposição genética e o estilo de vida que levamos. Claro que gesticular muito fará com que as rugas apareçam mais, mas não é o único fator que as causa”, esclarece a especialista.

A carranca

A carranca é uma das rugas mais características que aparecem ao forçar um gesto. “As rugas que aparecem na glabela, que é o que chamamos de carranca, são consequência de forçar o gesto quando ficamos com raiva , mas também aparecem, por exemplo, quando o sol nos incomoda e não usamos óculos escuros. É um dos principais motivos de consulta em medicina estética e é importante preveni-los antes que se tornem estáticos”, explica o especialista.

Outras emoções que afetam a pele

Além do mau humor, existem outras emoções vivenciadas ao longo da vida que também podem afetar a pele:

  • Estresse. Quando estamos estressados, a pele fica sem brilho devido à falta de relaxamento, enquanto a acne aparece, devido à alta produção de cortisona. Mas é que, além disso, o estresse também pode causar rugas e linhas de expressão.
  • Medo . Se você enfrentar uma situação que lhe causa medo, pode acontecer que seus olhos se abram muito mais do que o normal e suas sobrancelhas também se levantem, causando rugas na testa.
  • Depressão. As consequências mais visíveis do rosto quando sofre de depressão são os olhos inchados e o aparecimento de olheiras. Vale destacar também a interrupção no processo de regeneração celular, que acelera o aparecimento das linhas de expressão, ao mesmo tempo em que embota a luminosidade da pele.
  • tristeza . Tenha em mente que as pessoas que estão tristes geralmente não querem sair, então elas sentirão falta de vitamina D, o que pode fazer seu rosto parecer mais pálido. Além disso, quando você está triste, muitas vezes chora, um gesto que não é bom para o rosto: as lágrimas desidratam a pele e podem causar o aparecimento de bolsas e pés de galinha ao redor dos olhos.

Estresse, inimigo da sua pele

Nos perguntamos se o estresse é um dos grandes inimigos da nossa pele hoje. “Hoje com o estilo de vida que levamos, o estresse é um fator importante no envelhecimento da pele, assim como o tabaco, a exposição solar e a alimentação . Por isso, é importante controlar todos esses fatores para ter uma pele bonita e saudável”, destaca o especialista, que acrescenta que, por isso, os especialistas recomendam relaxar e, sobretudo, sorrir, embora não muito ou rir, porque A careta também pode causar linhas de expressão muito marcadas, principalmente ao redor da boca e no sulco nasolabial.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

 

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!