Veja como fazer risoto de bacalhau bem fácil!

Esse risoto cai muito bem naquele dia em que a preguiça de cozinhar bate forte!

Fonte: Lucas Rosendo

como fazer risoto de bacalhau
Foto: Reprodução

Muita gente tem dificuldade de preparar certos tipos de receitas e por isso vamos te ensinar como fazer risoto de bacalhau de uma forma bem simples e fácil, para toda vez que você tentar inovar na cozinha!

Essa receita não tem nenhuma dificuldade e quando você aprende como fazer molho risoto de bacalhau, vai procurar outros tipos de receita para se aventurar um pouco mais na cozinha com alguns pratos deliciosos.

Logo abaixo nós vamos te ensinar o passo a passo dessa delícia de receita que vai surpreender a todos aí na sua casa!

INGREDIENTES

  • 500g de bacalhau demolhado e dessalgado
  • 2 xícaras de arroz carnaroli ou arbóreo
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 10 azeitonas pretas picadas
  • 3 tomates (italiano) grandes, maduros e picados
  • 2 cebolas pequenas raladas
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 talo de alho poró fatiado
  • 1 caldo de peixe (ou de legumes)
  • 100 g de creme de leite
  • Sal, parmesão, salsinha, pimentão colorido, folha de louro e azeite (ou manteiga) a gosto

COMO FAZER RISOTO DE BACALHAU

  1. Coloque o bacalhau de molho de um dia para o outro na geladeira, trocando a água 2 a 3 vezes.
  2. Coloque o bacalhau para aquecer, desligando o fogo quando começar a levantar fervura – o bacalhau não deve ficar fervendo.
  3. Escorra, espere esfriar e desfie-o grosseiramente.
  4. Em uma panela antiaderente (wok, paellera ou frigideira grande), refogue em azeite metade do alho, 1 das cebolas, pimentão colorido em tirinhas (opcional), 1 folha de louro e o alho poró.
  5. Depois acrescente os tomates e vá refogando mais um pouco. Acrescente o bacalhau, as azeitonas e mais azeite.
  6. Experimente para ver se o sal do bacalhau foi suficiente para temperar os outros ingredientes.
  7. Corrija, se necessário, mas não esqueça do sal contido no caldo do arroz. Desligue e reserve.
  8. Esse prato tem que fazer por etapa, pois quando começar preparar o arroz, não se pode parar de mexer.
  9. Coloque a água do cozimento do bacalhau para ferver com o caldo de peixe.
  10. Coloque o restante da cebola e 1 folha de louro noutra panela e refogue com azeite. Despeje o arroz sem lavá-lo e vá mexendo.
  11. Adicione o suco de limão e a água fervente com o caldo, concha a concha, sem para de mexer, adicionando mais quando começar a secar.
  12. Se a água fervida for pouca, é só aquecer mais (sem caldo), lembrando que o arroz arbório ou carnaroli cozinha em aproximadamente 17 minutos e rende mais que o arroz comum.
  13. Após cozido, despeje-o na frigideira do bacalhau, misturando delicadamente. Experimente o tempero e corrija o sal se precisar. Deixe terminando de cozinhar ou secar mais um pouco, caso necessário.
  14. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, o parmesão e a salsinha picadinha. Mexa delicadamente, tampe a panela e espere uns 5 minutos para agregar o sabor. Nessa finalização é bastante recomendado a utilização de uma colher (sopa) de manteiga, mas eu costumo não usar para ficar menos calórico. Sirva quente.
  15. Vale lembrar que o parmesão deve ser comprado em peça e ralado na hora, já que do contrário não podemos atestar a qualidade de um que foi ralado no supermercado nem mesmo se ele não está com data de validade comprometida.

Agora que você aprendeu como fazer risoto de bacalhau de uma forma bem simples e sem utilizar muitos ingredientes, você vai querer experimentar outras receitas e vai se aventurar ainda mais na cozinha.

Experimente preparar uma deliciosa receita de lentilha para combinar com essa deliciosa receita e fazer seus dias ficarem ainda mais gostosos!

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.