Ações voltadas às políticas públicas foram debatidas no Fórum Comunitário do Selo Unicef em Lucas do Rio Verde

Evento contou com a participação de autoridades e grupos do Núcleo de Cidadania de Adolescentes

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

acoes voltadas as politicas publicas foram debatidas no forum comunitario do selo unicef
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

A Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde realizou, nesta quarta-feira (30), o Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2021-2024. Foram apresentadas a metodologia do Selo Unicef, indicadores que o Município precisa cumprir, além de formação de grupos de trabalho para o debate e elaboração do Plano de Ação Municipal.

O Fórum Comunitário é o espaço em que a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo Unicef e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes.

A assistente social e articuladora do processo em Lucas do Rio Verde, Gisele Bellotti de Rezende, apresentou as propostas para as autoridades e organizou os grupos no Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca).

“A função do Núcleo é criar espaços de participação dos adolescentes, construídos nos municípios que possuem Selo Unicef, composto no mínimo por 16 adolescentes, sendo uma forma deles poderem participar ativamente das políticas públicas, relacionados à saúde, educação e assistência social”.

Para manter o Selo, o Município precisa desenvolver ações referentes aos três eixos voltados para a redução de desigualdades e garantia de direitos: resultados sistêmicos, impacto social e participação cidadã e gestão por resultados.

Emily Mariana Torres Ferreira tem 14 anos e participou do Fórum. Para ela, as ações desenvolvidas trazem segurança e acolhimento. “Acho muito importante os trabalhos realizados, tanto para os adolescentes quanto adultos, pois muita gente não tem com quem conversar ou não tem como pedir ajuda. Então é um incentivo para aqueles que têm medo de falar, se abrir e conseguir ajuda para sair da situação que está”, revela.

A secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, conclui que o desenvolvimento de uma sociedade se faz com redes de apoio. “Nós temos que mostrar para os nossos jovens que eles são o futuro, que começa agora. Na fase adulta, eles poderão assumir cargos importantes, que exigem um comprometimento com a sociedade. Nós, da Secretaria de Assistência Social, cuidamos da qualificação, disponibilizamos meios para incentivá-los, mostrando que temos que cumprir com os nossos deveres para conquistar os nossos direitos. Ao ouvir o depoimento da Emily, fico muito feliz de saber que nossos esforços estão dando resultados.”

A abertura do Fórum contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, secretárias de Assistência Social, de Educação e de Saúde, Janice Ribeiro, Elaine Benetti Lovatel e dra. Fernanda Heldt Ventura, respectivamente, também representantes do Judiciário, conselhos e demais parceiros.

Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a infância voltado à redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças e jovens. O fórum é uma das ações que o Município precisa cumprir para a manutenção do selo.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.