A Escola Municipal Vinícius de Moraes de Lucas do Rio Verde foi uma das 25 instituições públicas brasileiras e a única de Mato Grosso escolhida para participar de um torneio nacional de robótica.
O Projeto “Estrogênias: Meninas na Ciência” conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e é composto por uma equipe denominada “Mega Gênias” com a participação de 10 alunas que foram desafiadas a participar da First Lego League (FLL), um dos maiores eventos de robótica do mundo em termos de protagonismo dos alunos.
Elas precisam realizar até 17 missões em um cenário simulado em um tapete com representação dos meios de transporte existentes (aéreo, marítimo, ferroviário e terrestre), bem como desenvolver um projeto de inovação relacionado a meios de transporte de carga.
As meninas representarão Lucas do Rio Verde em Brasília – DF nos dias 25 e 26 de março, onde acontecerá a Etapa Regional Centro-Oeste da FLL.
Coordenadas pela Professora Kátia Mundim, técnica da equipe juntamente com a professora Márcia Botim e o coordenador Rafael Juy, com apoio dos professores Nayane de Andrade e Facione Borges, além dos professores do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional e o Núcleo de Robótica Educacional.
Para Marcelo Verardi, coordenador do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, está sendo uma ótima oportunidade para a cidade mostrar os talentos na área. “Este projeto vem ao encontro das ações do Centro, fortalecendo as ações desenvolvidas nas escolas da rede e dando mais visibilidade ao município. Outro ponto positivo é o retorno que este projeto dará à robótica, instigando mais alunos a participarem destes projetos e eventos relacionados”, explica.
Projeto “EstroGênias
Com apoio da Unesco e patrocínio da Disney, a Educacional Ecossistema de Tecnologia e Inovação lançou o projeto visando incentivar meninas na educação STEM (Educação Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês).
O evento é alusivo ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro) e ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março), pela importância de se investir mais na educação em STEM para mulheres e meninas.
Alunas que participarão do torneio:
Ana Vitória da Silva Miranda
Anahy Beatriz Cardeal Brilhante
Emylli Kayrin da Silva Santos
Isabelly Santos Barros
Laryssa Meireles Marconi
Ludimila da Silva Bezerra
Rhebecka Gabrielly Palmeira da Silva
Samyra Kethere Lima Spindola
Vitória de Oliveira Rosa
Lara Leite Nogueira