Cinza é uma cor que a maioria das pessoas associa à tristeza e à indiferença.
Do ponto de vista óptico, o cinza é o resultado da união do preto e branco. Na verdade, os tons mais escuros são percebidos perto do preto e os mais claros do branco. Diz-se que é uma cor acromática, o que também permite que seja classificado como neutro. Em inglês, seu uso foi registrado desde 700 d.C. C.
Características da cor cinza
Embora muitas vezes pensemos que o cinza é uma cor marginal, na realidade, se analisarmos um pouco descobriremos o oposto. É uma cor que é complementada por preto e branco, então quase sempre a veremos ao lado desses dois. Tons acinzentos também podem ser obtidos combinando laranja e azul; vermelho, verde e azul e também unindo ciano, magenta, amarelo e preto.
Em geral, os especialistas geralmente catalogam dois tipos de cinzas: quente e frio. Claro, ambos têm centenas de tons que são considerados como tal. Em certos contextos, é uma cor que é evitada para ser usada em infraestruturas, uma vez que tem a capacidade de elevar a temperatura circundante.
Algumas curiosidades da cor cinza:
- O cabelo fica grisalho à medida que envelhecemos porque a produção do pigmento melanina pára. Iniciando o processo, o cabelo fica grisalho e depois fica branco.
- Não é uma cor frequente na vexilologia. As bandeiras que o compõem são contadas, especialmente as de departamentos ou regiões dentro de um Estado (na Colômbia existem algumas).
- Tem sido usado por partidos conservadores e liberais, especialmente na Alemanha. É uma cor que está associada ao franquismo.
- Em geral, as nuvens parecem cinzas por causa de sua profundidade, da sombra de outras nuvens e porque são maiores.
- A cor cinza nos olhos é a mais rara do mundo. Estima-se que menos de 1% do planeta tenha olhos dessa cor.
- É uma cor associada à arquitetura comunista.
- Em fotos ou vídeos em preto e branco, o cinza é a cor principal.
- A substância cinzenta do cérebro é na verdade cinza. Há também sua contraparte: a substância branca.
- Diferentes tons de cinza têm sido essenciais na indústria da moda. Pense na importância do terno de negócios cinza.
- Muitas das joias são cinza.
- Alguns animais têm peles cinzas para se camuflar com seu ambiente. Isso geralmente muda para branco durante o inverno (isso acontece com lebres, raposas e assim por diante).
Embora seja verdade que seu protagonismo não pode ser comparado com o das cores primárias, não podemos dizer que é uma cor que passa despercebida. O mesmo pode ser dito das coordenadas da psicologia, que analisamos na próxima seção.
Significado do cinza na psicologia
Como é uma cor neutra, o significado de cinza não é tão impactante na personalidade, comportamento ou humor das pessoas. Pelo menos não está em contraste com outros grupos de cores. Pesquisadores descobriram que o cinza está associado à passividade (inatividade) e, em certos contextos, a aspectos negativos.
Na verdade, parece que é uma cor que coleta o pior do preto e branco. Isso, é claro, de uma maneira geral, já que os gostos ou particularidades de cada pessoa podem ditar sua recepção a ele. Deixamos você com o significado da cor cinza na psicologia:
- Seu uso excessivo pode transmitir uma sensação insípida, solidão e vazio. Na recepção, as pessoas podem se sentir assim ao usá-lo.
- Também pode ser associado a um estilo despreocupado. Como vagueia entre preto e branco, duas cores com uma tradição formal, pode transmitir uma essência informal.
- É uma cor que geralmente atrai pessoas introvertidas. Dessa forma, eles evitam atrair a atenção nos contextos sociais cotidianos (os extrovertidos preferem vermelho, amarelo ou azul).
- Muitas pessoas podem relacionar cinza com a velhice.
- Em termos muito gerais, e sem querer cair em estereótipos, o cinza é considerado fraco demais para ser masculino e muito áspero para ser feminino. É por isso que é uma das cores menos escolhidas quando se trata de encontrar uma favorita.
- Como muitos o associam à velhice, também pode representar sabedoria, experiência ou autoridade.
Todas essas relações mostram que, em sua medida adequada, o cinza tem um impacto psicológico nas pessoas. Claro, também pode estar associado a tristeza ou frio; em parte porque é uma cor identificada com a temporada de inverno.
Significado da cor cinza em diferentes culturas
Devido à sua associação com alguns fenômenos naturais, o cinza tende a ser usado em contextos de melancolia ou reflexão.
Embora para este ponto já tenhamos detalhado quase tudo relevante para a cor cinza, deixamos alguns dados que você pode achar relevantes em torno desta cor:
- Na Antiguidade, era a cor mais usada pelos pobres (eles usavam lã não tingida como roupa).
- Alguns monges e frades o usaram como um símbolo de humildade.
- Na religião católica, o cinza é uma cor associada às cinzas, por isso é uma cor de luto.
- Alguns padres taoístas geralmente usam cinza.
- Alguns monges budistas no Japão usam vestes cinza ou preta.
- Era uma cor relativamente elegante entre os pintores do século XVII.
- Na Europa, era uma cor de moda feminina em meados do século XVIII.
- Era uma cor usada em vários exércitos ao redor do mundo. O melhor exemplo é o exército confederado durante a Guerra Civil Americana.
- Era a cor favorita da industrialização após a Revolução Industrial.
Esperamos que os dados que mencionamos tenham sido de grande interesse para você, para o fim de terem aproximado você do significado da cor cinza. Não é tão transcendente quanto outras cores, é verdade, mas isso não implica que seja uma cor marginal.