Mais uma sucuri apareceu em praias no município de Itacaré, no Sul do Bahia, após enchente que castiga a região e já deixou vários mortos e milhares de pessoas desabrigadas.
No sábado (11) uma sucuri foi encontrada na praia e no domingo, 12 de dezembro, outra sucuri de aproximadamente quatro metros também foi encontrada por turistas.
A primeira cobra sucuri foi achada por banhistas no sábado, na Praia da Tiririca. Segundo a prefeitura de Itacaré, ela tem cerca de 5m de comprimento e foi resgatada por funcionários do órgão.
Já a segunda sucuri foi encontrada no domingo, na Praia da Ribeira. O animal de aproximadamente 4m foi socorrido por moradores da região, pois estava desidratado.
A cobra sucuri foi colocada em um tanque com água doce e depois foi levada para um serpentário na região de Serra Grande.
Assista ao vídeo que circula nas redes sociais:
Ainda de acordo com a prefeitura de Itacaré, a probabilidade é de que as cobras sucuris tenham aparecido nas praias por causa do grande volume de água do Rio de Contas, que deságua no município.
Conheça mais sobre as cobras sucuris
As sucuris, também conhecida como anacondas, é um gênero de boinae encontradas na América do Sul. Eles são um grupo semiaquático de cobras e inclui uma das maiores cobras do mundo, Eunectes murinus, a sucuri-verde.
O nome Eunectes é derivado da palavra grega Eυνήκτης, que significa “bom nadador”.
Existem quatro espécies de cobras sucuri, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil: Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, endêmica da zona do Pantanal; Eunectes murinus, a sucuri-verde, a maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores; Eunectes deschauenseei,a sucuri-malhada, ocorre na Ilha de Marajó e na Guiana Francesa,bem como em algumas outras partes da Amazônia; Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia.
Todas as quatro espécies são cobras aquáticas que atacam outros animais aquáticos, incluindo peixes, aves aquáticas, jacarés e capivaras. Alguns relatos existem de anacondas que predam animais domésticos, como cabras e em algum momento até mesmo Jaguar, que se aventuram muito perto da água.
Se você gostou deste post: Mais uma sucuri aparece em praia: vai gostar também de ler esta notícia: Pele de cobra no cactos por Rei das Serpentes
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!