A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta quinta-feira (25) o projeto que confere o título de Capital Nacional da Criação de Cavalos da Raça Puro Sangue Inglês ao Município de Bagé (RS). O PL 6.574/2019, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do relator, senador Paulo Paim (PT-RS). O texto segue para o Plenário do Senado.
Bagé́ tem quase metade da criação brasileira de cavalos da raça Puro Sangue Inglês (PSI). No trecho da RS-153 que liga Bagé́ e Aceguá (RS) há um grande número de haras reconhecidos mundialmente pela qualidade na produção de cavalos PSI.
— Com essa marca, o grande Prêmio Brasil de Turfe comprovou o trabalho feito pelos criatórios da região. Os haras de Bagé́ e Aceguá são referências internacionais, cujos diferenciais estão no solo, no clima, na pastagem e na mão de obra qualificada. Dessa forma, é justa e meritória a iniciativa de conceder o título de Capital Nacional da Criação de Cavalos da Raça Puro Sangue Inglês ao município que mantém os maiores e melhores números da raça no Brasil — disse Paim.