A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, inicia mais uma etapa do processo para escolha dos gestores escolares da rede municipal de ensino. Os profissionais eleitos e aptos para assumir o cargo, segundo o Edital 001/2021, atuarão na gestão 2022/2023. Os pais e responsáveis são convidados a participarem da votação nesta sexta-feira (19).
O processo de escolha foi dividido em duas etapas. Na primeira, realizada entre os dias 8 e 11 deste mês, os candidatos apresentaram o plano de trabalho para a comunidade escolar. No segundo momento, a comunidade participa da escolha dos gestores por meio de voto secreto, nesta sexta-feira, das 7h30 às 17h30, nas escolas.
Podem votar os profissionais da Educação em exercício na unidade escolar, alunos regularmente matriculados que tenham, no mínimo, 12 anos de idade ou estejam cursando, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental, além dos pais ou responsáveis pelo estudante.
Em todas as escolas, o processo é acompanhado pela Comissão Eleitoral Escolar, constituída por membros da comunidade escolar.
Elaine Lovatel, secretária de Educação, destaca a importância do processo de escolha em Lucas do Rio Verde. “Para nós, da Educação, esse procedimento de escolha é um ato de democracia, uma forma de garantia da gestão democrática. A comunidade escolar vota em quem acredita que tenha o melhor perfil para ser o gestor daquela unidade”.
Segundo o cronograma do edital, a divulgação do resultado preliminar de escolha acontece no dia 22 de novembro.
Os gestores escolhidos a partir da votação e, devidamente homologados, participarão do curso de Capacitação Específica Inicial ainda este mês.