Com a estiagem e a redução da presença de água no Pantanal mato-grossense, jacarés estão migrando dos corixos que estão secando para outros locais com água. Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente que atuam na região da Estrada Parque Transpantaneira, em Poconé (102 km distante de Cuiabá), flagraram a mobilização dos animais silvestres, que aconteceu de forma natural.
“É importante as pessoas entenderem que o apelo emocional é sempre muito forte nesses momentos, mas é preciso entender a ecologia do animal e aceitar seus movimentos e comportamentos naturais, mesmo que estes não sejam tão agradáveis à nossa visão. Deve-se lembrar que essas ações devem ser monitoradas e acompanhadas por técnicos especializados”, explica a coordenadora de Fauna da Sema-MT.
Em nota técnica, a Sema-MT recomendou que, exceto em casos pontuais avaliados por especialistas e pesquisadores, não é indicada em hipótese alguma a suplementação alimentar aos animais silvestres, e nem o translocamento de jacarés.
Veja vídeo da migração dos jacarés: