Dois ex-alunos do Campus Avançado do Instituto Federal de Mato Grosso de Lucas do Rio Verde foram aprovados em programa de pós-graduação de referência no país. Eliane Zachert e Fernando Mateus Michelon Betin são egressos da primeira turma de Bacharelado em Biotecnologia do Campus Avançado. Eles foram aprovados com bolsa em seleção de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O curso é associado a um dos mais renomados centros de biotecnologia da região sul do Brasil, o Centro de Biotecnologia (CBiot) da UFRGS, criado em 1981. Atualmente é classificado com nota 7 pela CAPES, a nota máxima para programas de pós-graduação.
Os alunos atuarão em linhas de pesquisa relacionadas à biotecnologia vegetal. Eliane optou por trabalhar com metabolismo especializado de plantas medicinais, dando continuidade à área de pesquisa que desenvolveu durante seu TCC no IFMT/LRV. Fernando escolheu unir seus conhecimentos adquiridos durante a graduação com a possibilidade de atuar na área de bioinformática.
Durante a trajetória acadêmica, ambos atuaram como alunos de iniciação científica em diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus. Os dois também atuaram como voluntários nas atividades de diagnóstico de COVID-19 por PCR em tempo real no Laboratório de Biologia e Diagnóstico Molecular do Campus junto aos seus respectivos orientadores no ano de 2020, profa. Dra. Camila Fernanda de Oliveira Junkes e prof. Dr. William Pietro de Souza.
Os discentes colaram grau em abril de 2021. Desde então Eliane estava atuando em laboratórios de empresas do setor produtivo da região de Lucas do Rio Verde e Fernando exercia atividade autônoma. Os ex-alunos estão muito contentes com o resultado. Eliane Zachert declarou que no mestrado terá oportunidade de continuar trabalhando na área em que se apaixonou durante o curso de graduação em biotecnologia.