Regionais da Sema participam do Programa Rios+Limpos

Fonte: *Supervisão de Texto de Renata Prata

regionais da sema participam do programa rioslimpos 1074299

As Diretorias de Unidades Desconcentradas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente participaram das ações de limpeza promovidas pelo Programa Rios+Limpos, na última semana.  As atividades foram focadas em duas etapas, limpeza dos rios e desenvolvimento de políticas educativas de conscientização sobre educação ambiental às comunidades.

O Programa Nacional “Rios+Limpos foi lançado pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de recolher e dar destino correto aos resíduos sólidos retirados dos rios no país. O programa incentiva o cidadão a descartar de forma correta e separar o reciclável do orgânico. Mato Grosso foi escolhido como palco do lançamento do programa e o Governo do Estado é parceiro na ação.

Em Cáceres, as ações foram conduzidas as margens do rio Paraguai com o suporte de 5 barcos e 5 caminhões para a coleta dos resíduos. Os voluntários e servidores envolvidos retiraram aproximadamente 1 tonelada e meia de resíduos que foram levados ao centro de triagem de resíduos sólidos da empresa de saneamento Àguas do Pantanal. Os recicláveis serão destinados as cooperativas.

A atuação teve parceria da prefeitura municipal de Cáceres, Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), Águas do Pantanal, Marinha do Brasil e Câmara de vereadores da cidade. Contou também com a ajuda de 100 voluntários e 10 pessoas do sistema prisional.

As ações em Cáceres foram realizadas entre os dias 16 e 18 de setembro. O diretor da Unidade Desconcentrada do município, Luiz Sérgio Garcia, afirmou que no próximo ano as ações estão previstas para a mesma época, na semana em que se comemora o Dia Mundial da Limpeza. Luiz Sérgio agradeceu a parceria com a prefeitura municipal pela estrutura de logística e distribuição dos resíduos.

“É necessário que se tenha mais ações voltadas para o Rio Paraguai, que corta vários estados. É um rio que temos que estar sempre protegendo, desempenhando as funções ambientais em ações do Governo Federal e Estadual, pois ele é de grande importância e se inicia em Mato Grosso”.

Em Tangará da Serra foi realizado a limpeza do córrego figueira, em parceria com as instituições Rotary, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e também da prefeitura da cidade.

Em Sinop, a limpeza foi feita no dia 4 de setembro, no rio Teles Pires, com a coleta de aproximadamente 2 toneladas de resíduos. A atuação foi em conjunto com as instituições Ação Casa Limpa, Bombeiros, Marinha do Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). A secretaria municipal de Meio Ambiente ficou responsável pelo transporte e destinação final.

 

 

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.