A disponibilização das vacinas e o esforço coletivo para manter em dia todas as regras pra frear a disseminação no novo coronavírus, e impedir que as pessoas contraiam a Covid-19, têm surtido efeito. O secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, constata que os resultados positivos podem ser medidos por várias análises: a última morte por Covid-19 foi registrada no dia 23 (terça passada), e “está sempre em nossas orações que este número não se altere”, revela o gestor, lamentando que desde o início da pandemia, em 2020, 149 sorrisenses já perderam a vida por conta da doença.
O alto número de curados nas 24 horas também é uma injeção de ânimo em todos os profissionais que atuam na linha de frente contra a doença. “De ontem para hoje”, 94 pessoas deixaram de ter o vírus ativo no organismo e já estão no time dos 11.987 curados. Outro dado animador é o número de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que reduziu de 14 para 11 em relação a sábado (27)
O fim de semana também foi de “volta pra casa” para 17 pessoas que estavam internadas na rede pública para tratar a doença, seja no Hospital de Campanha Municipal ou no Hospital Regional de Sorriso na sexta-feira (26). Na sexta-feira (26), o “tudo certo, pode ir pra embora”, foi dito a 10 pacientes. Outros 4 também deram tchau para a equipe no sábado (27) e ontem (28), mais 3 pessoas também puderam sentir a alegria de pisar em casa depois de vencer o vírus.
E isso é motivo para relaxar os cuidados? Muito pelo contrário: mostra que a melhor forma de combater o vírus é não se contaminar. “E, em caso de qualquer suspeita, a pessoa deve buscar atendimento imediato no Hospital de Campanha Municipal (HC), que tem atendimento nas 24 horas do dia”, orienta Luís Fábio, reforçando que além do atendimento, o paciente já sai da unidade com os medicamentos receitados pelo médico.
Exames para confirmar a infecção pelo novo coronavírus também são feitos na unidade, e outros exames, como tomografia computadorizada, para avaliar a situação de determinados casos, também são custeados pelo Município. Na sexta-feira (26), 197 pessoas foram atendidas no HC e 121 fizeram o teste para confirmar a doença. No sábado (27), o HC registrou 169 atendimentos, com 120 coletas de exame. Já ontem (28), foram 166 atendimentos e 133 exames.
De acordo com o boletim divulgado na manhã de hoje (29), Sorriso conta com 12.769 casos confirmados, com 633 pessoas com o vírus ativo no organismo, sendo que destas, 49 estão internadas, sendo 11 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 38 em enfermaria. Ao todo, 8 profissionais da saúde estão afastados por Covid e 303 pessoas estão sob suspeita. Desde o início da pandemia, já são 11.987 pessoas curadas, 12.852 que tiveram a doença descartada e 149 vítimas fatais.